Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tesoureiro do PT presta depoimento hoje ao Senado sobre caso Bancoop 30/03

Ir para baixo

Tesoureiro do PT presta depoimento hoje ao Senado sobre caso Bancoop 30/03 Empty Tesoureiro do PT presta depoimento hoje ao Senado sobre caso Bancoop 30/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:07

30/03/2010 - 10h37
Tesoureiro do PT presta depoimento hoje ao Senado sobre caso Bancoop

Publicidade


da Folha Online

O tesoureiro do PT João Vaccari Neto vai prestar depoimento nesta terça-feira em sessão conjunta de comissões do Senado para falar das denúncias envolvendo a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Na tentativa de evitar o desgaste de uma convocação, a base governista deu aval para que ele fale no Congresso. Vaccari será ouvido como convidado em uma sessão conjunta das comissões de Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Ao contrário da convocação, que foi emplacada pela oposição na CPI das ONGs, o convite não obriga as pessoas a responder todas as perguntas e não estabelece que o juramento de que está dizendo a verdade. Na convocação, as declarações podem ter até desdobramentos judiciais.

Vaccari e o advogado da Bancoop, Pedro Dallari, confirmaram presença. Os governistas apostam ainda na semana esvaziada pelo feriado da Semana Santa para diminuir a pressão em cima do tesoureiro.

Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), não houve nenhuma mudança de postura dos governistas. "Não teve nenhum recuo, não houve nenhuma mudança de estratégia. O nosso questionamento anterior foi em relação à forma como a convocação foi aprovada em um dia praticamente sem quorum, no apagar das luzes", disse.

Jucá disse que Vaccari tem pressa para esclarecer qualquer suspeita. "Ele não fez nada de errado e não tem o que esconder. É melhor resolver isso logo", afirmou.

A oposição, no entanto, vai insistir na convocação de Vaccari na CPI das ONGs. "Eu estou na Bancoop. Essa é a nossa investigação. Uma coisa não interfere na outra. Vamos insistir na convocação", disse o presidente da CPI, Heráclito Fortes (DEM-PI).

As comissões também chamaram para audiência o promotor do Ministério Público de São Paulo José Carlos Blat, e o corretor de câmbio, Lúcio Bolonha Funaro. Blat não deve comparecer por problemas de agenda. Funaro foi notificado ontem e ainda não respondeu ao convite.

A expectativa é de que Blat termine em abril a análise final dos documentos apreendidos sobre as supostas irregularidades cometidas na Bancoop. Segundo o Ministério Público de São Paulo, depois dessa análise, o promotor irá avaliar se apresentará uma denúncia formal na Justiça contra a cooperativa e seus dirigentes, incluindo o tesoureiro do PT.

Na semana passada, o promotor entregou para o presidente da CPI das ONGs um relatório de 50 páginas sobre as investigações até o momento.

O relatório afirma que existia uma triangulação financeira entre a consultoria Mizu, a Bancoop e o PT. De acordo com o promotor, cheques da consultoria, registrados como doações ao partido, foram para a Bancoop, que repassa os valores de volta para o PT.

Blat afirma que o sistema servia para mascarar doações ilegais. O mesmo esquema era feito com a construtora Germany, de acordo com a Promotoria. A reportagem não conseguiu falar com o advogado da cooperativa,

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u713983.shtml


forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos