Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

cooperativa no RS é condenada por impedir defesa de associados excluídos (cooperativa)

Ir para baixo

cooperativa no RS é condenada por impedir defesa de associados excluídos (cooperativa) Empty cooperativa no RS é condenada por impedir defesa de associados excluídos (cooperativa)

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Dez 23 2012, 20:30

Cooperativa no RS é condenada por impedir defesa de associados excluídos

Da Redação - 17/02/2007 - 10h59

A 9ª Câmara Cível do TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul), em decisão unânime, entendeu que a Coopermil (Cooperativa Mista São Luiz Ltda.) agiu ilegalmente ao impedir que três cooperados, excluídos do quadro associativo, se defendessem.

A entidade foi condenada a pagar, a cada um deles, a quantia de R$ 7.000, por danos morais, valor que sofrerá correção monetária pelo IGP-M, com juros de 1% ao mês, a contar de 28 de julho de 2006, data do julgamento em primeira instância.

De acordo com o TJ-RS, os cooperados recorreram da decisão de primeira instância, pedindo aumento da indenização concedida e que o pedido de reparação por danos materiais fosse também atendido. Relatora do recurso no TJ-RS, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira manteve a sentença de primeira instância.

No entendimento da relatora, o fato gerador da reparação moral é a exclusão dos cooperados, decidida em assembléia geral, sem a observância do contraditório e da ampla defesa. Para a magistrada, o dano ocorreu por conta da humilhação sofrida perante outros associados. Segundo o TJ-RS, na ocasião, mais de cem pessoas participaram da assembléia.

Para a magistrada, não há provas que demonstrem a existência de dano material no caso. “Os demandantes, muito embora sustentem que o afastamento da condição de cooperativados lhes impediu o acesso a vários benefícios, não demonstraram, de modo algum a repercussão econômica disto”, afirmou.

A desembargadora também levou em consideração que o STF (Supremo Tribunal Federal) já reconheceu a ilegalidade da primeira exclusão ocorrida em 1989, determinando a reinclusão dos cooperados à Coopermil. No dia 19 de agosto de 1996, a cooperativa cumpriu a decisão do Supremo, efetivando os três excluídos em seu quadro de associados.

De acordo com a desembargadora, o dano moral é referente ao segundo corte, “pois o primeiro já foi apreciado pelo Poder Judiciário e negado”.

Processo 70017848672

http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/noticias/20100/apoiadores.php



forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos