Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bancoop REFORMA HOTEL e ganha terreno!

Ir para baixo

Bancoop REFORMA HOTEL e ganha terreno! Empty Bancoop REFORMA HOTEL e ganha terreno!

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Ago 31 2008, 00:40

Bancoop REFORMA HOTEL e ganha terreno!

O velho Atlântico renasce

BANCOOP REFORMA HOTEL E RECEBE TERRENO NA VILA MARIANA!

Dentro do processo de revalorização do Centro paulistano, também estão para ter início as obras de restauro e modernização do Edifício Souza Pinto, construído em 1929 e que abrigou por 45 anos o Hotel Atlântico, na esquina da Avenida São João com Rua General Osório.

O edifício de cinco andares, com fachada tombada pelo patrimônio histórico, é o primeiro da região central de São Paulo a ser beneficiado pela Operação Urbana Centro, criada em 1997, e deverá, uma vez finalizada a reforma, manter sua função hoteleira.

Há dois anos, um dos herdeiros do imóvel, o publicitário Marcelo Souza Pinto, de 50 anos, assumiu sozinho a missão de recuperar o prédio erguido por seu avô, Oscar Souza Pinto, convencendo a família da importância do esforço.

"Duas paixões me estimularam bastante: a que sinto pelo Centro e a que sempre cultivei por meu avô", explica. "Além disso, também sou um pouco teimoso. A entrega do imóvel, com seu interior deliberadamente destruído e degradado pelo inquilino que o ocupou até 1998, foi energética. De tão irritado, em vez de desanimar me senti mais forte para recuperar o edifício."

Imbuído dessa energia, Souza Pinto procurou a Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), na época recebendo propostas de interessados em obter as vantagens da Operação Urbana.

Logo surgiu a Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop, ligada ao Sindicato dos Bancários), que comprou o potencial construtivo do Edifício Souza Pinto por R$ 800 mil, obtendo em troca o direito de construir na Vila Mariana dois prédios residenciais de 32 andares, coeficiente acima do permitido pelo zoneamento, que nesse bairro é limitado a 16 andares.

"Como estou contratando a Bancoop para fazer a reforma, pois sua equipe é muito íntegra, as obras não devem me custar mais do que R$ 800 mil", imagina Marcelo.

Segundo ele, o dinheiro deverá ser suficiente para restaurar a fachada, reformar toda a parte hidráulica e elétrica do edifício, reconstruir os banheiros das 60 suítes e outros dez em áreas comuns, construir uma nova estrutura em vidro na cobertura, onde haverá um bar e um restaurante, e instalar dois elevadores novos, ar condicional central e infra-estrutura para informática, conforme projeto do arquiteto Cláudio Lopes, ligado à Bancoop.

Souza Pinto só não decidiu ainda se irá administrar, arrendar ou entregar a terceiros a administração do novo hotel. Mas uma certeza ele tem: gostaria de transformá-lo num window arts, como dizem os ingleses. "Minha idéia é fazer dele um show room com o que há de vanguarda na hotelaria, com cada grupo de suítes sendo decorado por um designer diferente. Pintores, escultores e galeristas seriam convidados a expor peças em consignação, músicos se revezariam com apresentações na cobertura e estudantes de hotelaria poderiam estagiar. Para o hóspede, além de um lugar simpático, o hotel funcionaria como uma vitrine. Já iniciei os contatos nesse sentido."

Segundo Marcelo Souza Pinto, vários outros edifícios tombados pelo patrimônio histórico, no Centro, se acham na mesma situação do velho Atlântico e poderiam ser beneficiados pela Operação Urbana, mas seus proprietários não sabem disso. "Minha sugestão é que a Emurb monte uma equipe de estagiários de arquitetura para levantar a situação desses prédios e procurar os proprietários, informando-os sobre a lei." A medida agilizaria a aplicação desse dispositivo no Centro, acredita Souza Pinto, passando a contribuir de fato com sua requalificação.


Fonte: http://www.vivaocentro.org.br/publicacoes/urbs/urbs21.htm

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos