Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bancoop reforma teatro !

Ir para baixo

Bancoop reforma teatro ! Empty Bancoop reforma teatro !

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Ago 31 2008, 00:38

Teatro Fábrica São Paulo


A Cia. de Teatro Fábrica São Paulo comemora os 450 anos de São Paulo inaugurando um novo espaço na cidade: o Teatro Fábrica São Paulo.



Em plena Rua da Consolação, entre o Centro e a Paulista, um canteiro de obra alternativo instalou-se no ano de 2003. Entre operários, circularam cenários e figurinos, professores indo fazer papel de alunos, atores a caminho dos ensaios.


Apesar do momento arriscado para investimentos, a Cia. Fábrica São Paulo, com criatividade e parcerias públicas e privadas, conseguiu um feito: recuperou um galpão abandonado de 1.250 m² e inaugura, em 30 de janeiro de 2004, seu próprio teatro.


Premiada em 2002 com o incentivo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, a Companhia criou o novo espaço de cultura e lazer com a parceria de 21 empresas. Foi recuperado o edifício onde funcionou a primeira indústria de rádios do país, a INVICTUS, que iniciou a fabricação de rádios em 1943 e, em 1951, produziu o primeiro televisor brasileiro.


O antigo galpão industrial, desocupado há mais de 30 anos, foi transformado num espaço cultural de múltiplo uso. São 3 andares, com um teatro de 240 lugares, salas de ensaio, central de criação e produção, área de convivência e estacionamento anexo.


A CIA. FÁBRICA SÃO PAULO

A Companhia Fábrica São Paulo foi formada em 1983 para a criação de espetáculos e desenvolvimento de pesquisa, ensino e difusão artística. As montagens de “EM ALTO MAR” de Slawomir Mrozec (1995), “Macbeth” de Shakespeare (2001) e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (1998) já foram vistas por mais de 600 mil espectadores.


A montagem de “A Falecida” - cinco anos em cartaz por todo o país - estreou no festival de Canterbury, na Inglaterra, representou o Brasil no Festival Mindelact, em Cabo Verde, na África e foi premiada como melhor espetáculo na 4a. Mostra Sesi de Artes Cênicas.



Além disso, desde 1990, a Companhia desenvolve um circuito popular de teatro para estudantes e professores, ampliando seu público e formando novas platéias. Alguns espetáculos do repertório são apresentados a grupos de alunos, a preços populares, outros são levados às escolas. Em 2004, em nosso teatro, são previstas 840 apresentações, com público estimado de 650 professores e 130 mil alunos.


Esta aproximação com a área de educação gerou, a partir de 1995, a oficina para professores “O Jogo Dramático na Sala de Aula”, orientando e estimulando o professor para atividades em sala de aula. Aplicada de maneira sistemática graças ao subsídio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, 80 professores tem se formam a cada 5 semanas.


OS PARCEIROS E A OBRA

O projeto de reforma e instalação do teatro tem como responsável o Eng. Ricardo do Carmo e foi concebido pela Companhia de Teatro Fábrica São Paulo formada pelos atores/diretores Roberto Rosa, Luiz Casado e Sergio Audi; com coordenadoria da cenógrafa Márcia de Barros. Apoio e suporte técnico do arquiteto Cláudio Lopes.

“Criatividade e improvisação, mas não precariedade”, diz Márcia de Barros, cenógrafa e responsável interna pelo acompanhamento da obra. Itens de segurança como portas corta-fogo e todos os dispositivos para prevenção e combate a incêndio, consumiram muitas horas e significaram um investimento impossível para os recursos disponíveis. Foi a vez de entrarem em cena as parcerias com as empresas Mirage (portas corta-fogo), Kidde (extintores), Ascael (sensores de fumaça e alarmes), Dorma (barras anti-pânico), “ Fizemos questão de seguir à risca todas as especificações, não apenas por exigência da legislação mas porque precisamos estar preparados para a alta circulação prevista para o espaço.” diz ela.



O fato do material da obra ir entrando conforme se fechavam as parcerias, exigiu do corpo técnico da construção jogo de cintura e disposição para adaptações. Em certos momentos a surpresa veio por conta da superação de expectativas. “ O quadro elétrico de distribuição que a Holec nos disponibilizou tem um nível de qualidade que eu não tinha visto ainda” diz o responsável pela execução da parte elétrica Alexandre Sadao.”


Para as acomodações da platéia a Cia adotou a funcionalidade e o conforto como princípio. Projetada especialmente para o espaço, uma arquibancada toda em aço e alumínio fornecidos pelo Grupo Votorantim dá à sala de espetáculos um charme todo especial, e surpreende pelo conforto.

Além das empresas citadas acima, outras parcerias são: Selecta/ Uralita (blocos cerâmicos), Holec (quadros de distribuição), IPCE (fios e cabos elétricos), GE (lâmpadas e disjuntores) Distriplac (chapas de compensado), Madeipérola (vigas e pontaletes), Eucatex (tintas), Mark Pumps (Bombas hidráulicas), Incepa (louças sanitárias), Baxmann (acessórios para sanitários de deficientes físicos), Geotex (cintas de nylon para as cadeiras), Ventisilva ( ventiladores), Cia. Brasileira de Alumínio (chapas e corrimãos), Siderúrgica Barra Mansa (vigas de aço), Tubos Apolo e Tubos Oliveira, Abrinilite(divisórias de granilite) e Vicunha (tecidos cênicos) .



Gerenciamento e construção das construtoras Bancoop e TS (também patrocinadoras da obra).


O PROJETO DE OCUPAÇÃO DO TEATRO

Além de alcançar o público habitual do teatro, o projeto propõe uma ação de inclusão social dos alunos da rede pública estadual de ensino médio e de educação de adulto da Grande São Paulo.

O teatro, por ser uma arte social e imediata, um rito coletivo de criação onde a presença e a ação humana é valorizada e onde as relações humanas são o foco e a forma de expressão, pode ter uma ação altamente transformadora, destilando reflexão de alto nível com um forte poder de comunicação.


No teatro haverá apresentações subsidiadas dos 4 espetáculos da Cia Fábrica São Paulo para alunos das escolas de primeiro e segundo grau da rede pública estadual e municipal localizadas nos distritos mais carentes, onde a renda média familiar é abaixo de 5 salários mínimos e é esta parcela da população, ao nosso ver, a mais necessitada de acesso à informação, à cultura e à educação de qualidade.

Email: fabricasaopaulo@terra.com.br

Endereço: Rua da Consolação, 1623

140 lugares

http://www.vilamariana.com.br/eventos/local.php?cdLocalEvento=21

3255-5922

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos