Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por motivos médicos, promotor do caso Bancoop recusa convite para falar ao Senado

Ir para baixo

Por motivos médicos, promotor do caso Bancoop recusa convite para falar ao Senado Empty Por motivos médicos, promotor do caso Bancoop recusa convite para falar ao Senado

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:07

0/03/2010 - 12h15
Por motivos médicos, promotor do caso Bancoop recusa convite para falar ao Senado

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O promotor do Ministério Público de São Paulo José Carlos Blat negou convite das Comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Direitos Humanos do Senado para prestar depoimento sobre as investigações do caso Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Com a negativa de Blat, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, vai ser o único ouvido nesta terça-feira pelas comissões para explicar as denúncias de repassar recursos da cooperativa para o PT.

Em ofício encaminhado às comissões, Blat disse que tinha compromissos anteriormente marcados que o impediam de comparecer ao Senado. "Não poderei atender ao convite pelos seguintes motivos: tenho agendada tomografia computadorizada do tórax no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, atendendo a recomendação médica por ser um paciente oncológico desde 2008. Além disso, há diligências marcadas para esta data sobre o caso Bancoop", afirmou.

Vaccari compareceu à CPI acompanhado do advogado da Bancoop, Pedro Dallari. O depoimento do tesoureiro do PT foi organizado pela base aliada do governo no Senado para evitar a sua presença na CPI das ONGs --onde foi convocado pela oposição para prestar depoimento.

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), disse que a presença de Vaccari nas comissões permanentes da Casa não substituem a sua ida à CPI.

"Percebemos o Senado esvaziado. A convicção que tenho é que isso se deve a estratégia clara de tentar demonstrar a desnecessidade de uma eventual ida do doutor Vaccari Neto ao fórum mais apropriado que é o da CPI das ONGs. Do ponto de vista da oposição uma coisa não substitui a outra. Não nos sentimos constrangidos em, ouvido o doutor Vaccari aqui, não ouvi-lo mais", afirmou o tucano.

As comissões também chamaram para a audiência corretor de câmbio, Lúcio Bolonha Funaro ---que não compareceu ao Senado.

A expectativa é de que Blat termine em abril a análise final dos documentos apreendidos sobre as supostas irregularidades cometidas na Bancoop. Segundo o Ministério Público de São Paulo, depois dessa análise, o promotor irá avaliar se apresentará uma denúncia formal na Justiça contra a cooperativa e seus dirigentes, incluindo o tesoureiro do PT.

Na semana passada, o promotor entregou para o presidente da CPI das ONGs um relatório de 50 páginas sobre as investigações até o momento.

O relatório afirma que existia uma triangulação financeira entre a consultoria Mizu, a Bancoop e o PT. De acordo com o promotor, cheques da consultoria, registrados como doações ao partido, foram para a Bancoop, que repassa os valores de volta para o PT.

Blat afirma que o sistema servia para mascarar doações ilegais. O mesmo esquema era feito com a construtora Germany, de acordo com a Promotoria. A reportagem não conseguiu falar com o advogado da cooperativa.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u714069.shtml









forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos