Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Senado aprova auditoria nos recursos aplicados pelos fundos de pensão na Bancoop 16/03

Ir para baixo

Senado aprova auditoria nos recursos aplicados pelos fundos de pensão na Bancoop 16/03 Empty Senado aprova auditoria nos recursos aplicados pelos fundos de pensão na Bancoop 16/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 02:56

16/03/2010 - 16h47
Senado aprova auditoria nos recursos aplicados pelos fundos de pensão na Bancoop

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Atualizado às 20h02.

O Senado aprovou nesta terça-feira requerimento que pede ao TCU (Tribunal de Contas da União) para auditar os recursos aplicados pelos fundos de pensão na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

De autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o requerimento pede que o TCU investigue a aplicação de recursos dos fundos de pensão Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), Funcef (Fundação dos Economiários Federais) e Petros (Fundação Petrobrás de Seguridade Social) na cooperativa --acusada de desvios de recursos com a suposta participação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto.

"Com o objetivo de preservar os recursos públicos aplicados pela União nos fundos de pensão, solicitamos que seja realizada auditoria para analisar a transparência da aplicação financeira das entidades de previdência pública já citadas na Cooperativa Habitacional dos Bancários", afirmou Dias.

A oposição aproveitou a presença do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) no comando da sessão plenária desta terça-feira para colocar o requerimento em pauta. Com poucos governistas em plenário, o requerimento de Dias foi aprovado de forma simbólica --sem o registro dos votos no painel do Senado.

Segundo o tucano, o Ministério Público de São Paulo identificou "milhares de movimentações financeiras fraudulentas" na cooperativa que tinham como objetivo "ludibriar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários".

O promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, investiga o suposto esquema de desvio de verba da Bancoop que teria a participação do tesoureiro do PT.

De acordo com reportagem da revista "Veja", o promotor analisou mais de 8.000 páginas de documentos do processo que envolve o desvio de recursos e concluiu que a direção da Bancoop movimentou R$ 31 milhões em cheques para a própria cooperativa. Esse tipo de movimentação é uma forma de não revelar o destino do dinheiro.

Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

Tesouraria

Vaccari é tesoureiro do PT e estava cotado para assumir o controle de gastos da campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) ao Palácio do Planalto. O líder do governo na Câmara, Cândido Vacarezza (PT-SP), descartou a possibilidade de o PT retirá-lo do cargo.

O deputado classificou de "sem pé nem cabeça" as insinuações de que Vaccari se afastaria do cargo para evitar danos ao partido em ano eleitoral --uma vez que o tesoureiro é acusado de cobrar propina a empresários interessados em se associar a fundos de empresas estatais.

O líder negou recuo do partido na decisão de não entregar a Vaccari a tesouraria da campanha da ministra Dilma. Segundo o petista, antes de surgirem denúncias contra Vaccari, o partido havia decidido desvincular a tesouraria da campanha daquela vinculada à legenda.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u707682.shtml





forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos