Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alvaro Dias/ auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop

Ir para baixo

Alvaro Dias/ auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop Empty Alvaro Dias/ auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sex Mar 26 2010, 15:46

PLENÁRIO
10/03/2010 - 13h56
Alvaro Dias quer auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop

Alvaro Dias/ auditoria para investigar recursos de fundos de pensão na Bancoop VerImagem

O Senado poderá votar requerimento do senador Alvaro Dias (PSDB-PR) solicitando realização de auditoria pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nos fundos de pensão Previ, dos funcionários do Banco do Brasil; Funcef, da Caixa Econômica Federal; e Petros, da Petrobras, para investigar a aplicação de recursos dessas instituições na Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop). A matéria foi incluída na sessão plenária deliberativa desta quarta-feira (10).

Alvaro Dias alega que o Ministério Público de São Paulo finalizou investigação envolvendo a Bancoop, "na qual foram identificadas milhares de movimentações financeiras fraudulentas visando ludibriar os cooperados que aplicavam suas economias em empreendimentos imobiliários".

Segundo a denúncia, essas operações serviam para mascarar o desvio de dinheiro para o caixa dois de campanhas eleitorais. Em 2004, segundo o senador, a Bancoop já enfrentava um eminente colapso financeiro, quando foi socorrida "por uma imprudente aplicação de recursos", no montante de R$ 26 milhões, patrocinados pelos fundos de pensão públicos da Previ, Petros e Funcef.

"O Ministério Público afirma que os dirigentes da Bancoop, por meio de empresas de fachada, operaram um esquema de desvio de dinheiro para campanhas eleitorais que incluía até mesmo a extorsão das empresas responsáveis pela construção das obras, para que financiassem ilegalmente os políticos por eles indicados", contou Alvaro Dias.

Até a presente data, acrescentou, a Bancoop continua "em gravíssimo estado financeiro, tendo promovido calote em mais de quatrocentas famílias que não receberam os seus imóveis". O objetivo da investigação solicitada, conforme o senador, é "preservar os recursos públicos aplicados pela União nos fundos de pensão".

CPI das ONGs

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não Governamentais (ONGs), senador Heráclito Fortes (PI), também já solicitou aos integrantes da comissão que votem, o quanto antes, a quebra de sigilo bancário de ONGs que estão sendo investigadas. A intenção é averiguar se tais organizações estariam envolvidas nas denúncias sobre a Bancoop.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Barros Munhoz (PSDB), assinou, na terça-feira (9), ato para a instalação de uma CPI para investigar a Bancoop.

As denúncias partiram de reportagens publicadas pela revista Veja e pelo jornal O Estado de S. Paulo, segundo as quais o promotor de Justiça José Carlos Blat aponta o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, como responsável por supostos desvios de recursos da Bancoop.

Helena Daltro Pontual / Agência Senado

Convocação de promotor para explicar investigação sobre desvio na Bancoop é rejeitada pela CCJ

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos