Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Promotor classifica Bancoop de organização criminosa (FOLHA 2008)

Ir para baixo

Promotor classifica Bancoop de organização criminosa (FOLHA 2008) Empty Promotor classifica Bancoop de organização criminosa (FOLHA 2008)

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qua Nov 04 2009, 08:08

10/06/2008 - 19h03
Promotor classifica Bancoop de organização criminosa
Publicidade

WANDERLEY PREITE SOBRINHO
colaboração para a Folha Online

O promotor José Carlos Blat classificou a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) de "organização criminosa" para fins político-partidários. A declaração foi feita nesta terça-feira durante audiência pública na Comissão de Defesa de Direitos do Consumidor da Assembléia Legislativa de São Paulo. O presidente do Bancoop, João Vaccari Neto, foi convidado, mas não compareceu.

"Mais do que uma empresa particular, o Bancoop é uma organização criminosa", afirmou Blat durante seu pronunciamento. "Organização utilizada para fins político-partidários e para enriquecimento ilícito."

Segundo o promotor, "o Ministério Público de São Paulo está investigando desde terrenos superfaturados até desvio de fundos por parte de dirigentes do Bancoop".

A principal acusação é de que dirigentes da cooperativa tenham criado empresas fantasmas para prestar serviço à Bancoop para, com o dinheiro recebido, financiar campanhas do PT.

De acordo com a acusação, uma dessas empresas é a Mizu Gerenciamento, que teria doado R$ 42,8 mil para campanhas petistas em outubro de 2002. Na edição de hoje, a Folha revelou que a Germany Construtora e Incorporadora, que pertenceu a ex-presidente da Bancoop, Luís Eduardo Saeger Malheiro --morto em um acidente de carro em 2004--, doou R$ 60 mil ao PT na disputa pela Prefeitura de Praia Grande, litoral de São Paulo, em 2004.

O atual presidente da instituição, João Vaccari Neto, suplente do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), não compareceu à audiência, mas afirmou que pretende ir à próxima, que deve ser marcada para o final do mês.

O promotor disse que o autor das denuncias, Hélio Malheiros, é réu confesso e pediu proteção à testemunha, já que ele teme represálias.

Em nota, a Bancoop disse que "já interpelou judicialmente todos os que fizeram denúncias ou acusações levianas contra a entidade sem a devida comprovação".

As fraudes na Bancoop prejudicaram cerca de 3.000 cooperados. Dos 47 empreendimentos habitacionais que assumiu, a Bancoop concluiu 18, deixou 16 inacabados e 13 nem saíram do papel.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u410953.shtml

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos