Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PF investiga se ex-diretor do BNDES cobrou propina para PT - oglobo

Ir para baixo

PF investiga se ex-diretor do BNDES cobrou propina para PT - oglobo Empty PF investiga se ex-diretor do BNDES cobrou propina para PT - oglobo

Mensagem  forum vitimas Bancoop Seg Jul 11 2016, 22:35

[size=50]PF investiga se ex-diretor [/size]
[size=50]do BNDES cobrou propina[/size]
[size=50] para PT[/size]

Mensagens encontradas com Otavio Azevedo, da Andrade 

Gutierrez, mostram Guilherme Lacerda tratando de 

repasses para Vaccari





[size=14]POR RENATO ONOFRE

11/07/2016 17:03 / atualizado 11/07/2016 21:56

PF investiga se ex-diretor do BNDES cobrou propina para PT - oglobo Otavio-azevedo-andrade-gutierrez[/size]


O ex-presidente da construtora Andrade Gutierrez, Otavio Azevedo, preso na Lava-Jato - Geraldo Bubniak / 20-6-2015




SÃO PAULO — A Polícia Federal investiga se um ex-diretor do BNDES, ligado ao PT, teria cobrado propina da Andrade Gutierrez para o partido. Em troca de mensagens encontradas no celular do ex-presidente da construtora, Otávio Azevedo, Guilherme Lacerda trata de supostos repasses não feitos a João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, em setembro de 2012. É a primeira vez que um ex-diretor do banco aparece como um eventual agente na cobrança de propina.


No dia 22 de setembro de 2012, Lacerda manda uma mensagem para o executivo: "Otávio, o joao Vac (João Vaccari) me informa hoje que ainda não recebeu para encaminhar. Foi uma surpresa e já criei expectativas em vários lugares. Pf (Por favor) veja isso com urgência".





No mesmo dia, Otávio Azevedo responde: "Guilherme, estou saindo de Londres e chego amanha. Fique tranquilo e mantenha suas promessas. Esta programação foi feita em conjunto com o JVC (Vaccari). Será feito na próxima semana. Abs"


Lacerda foi nomeado diretor do banco pela presidente afastada Dilma Rousseff em 6 de fevereiro de 2012. Quatro dias depois de assumir, no dia 10 de fevereiro, ele manda uma mensagem pedindo para falar com urgência com o executivo da Andrade Gutierrez:


"Otávio, já to enfrentando ps (problema). Pepinos lá da diretoria. Assumi e vc n (nem) tchan, heim? Mas brincadeiras a parte preciso ouvi-lo sobre (a) pendência (do) estádio internacional. Retorne me qdo (quando) puder g lacerda"


Quatro dias depois, Lacerda cobra: "Preciso realmente falar com você!"


Guilherme Lacerda já foi ex-presidente da Funcef, o fundo de pensão da Caixa, e era ligado aos ex-ministros Luiz Gushiken e José Dirceu. Em 2010, tentou se eleger deputado federal no Espírito Santo, mas não conseguiu a vaga.


Lacerda assumiu a área de Infraestrutura Social, Meio Ambiente, Agropecuária e Inclusão Social do banco, na vaga deixada por Elvio Lima Gaspar.
Ele também integrou o grupo de economistas que preparou o Plano de Governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nas campanhas eleitorais de 1989 e 1994, e, em 2002, foi o coordenador-geral da campanha de Lula, no Espírito Santo.




As mensagens entre Lacerda e Otávio reforçam as investigações sobre o pagamento de propina em contratos de empréstimos do BNDES. O próprio Azevedo disse em delação que pagou 1% de propina sobre valores financiados pelo BNDES em obra da empreiteira Andrade Gutierrez na Venezuela.

Em nota, o BNDES disse que nenhum diretor do banco pode aprovador financiamentos isoladamente e que os processos passam pelo crivo de, ao menos, 50 pessoas.


"Guilherme Lacerda foi diretor da Área de Infraestrutura Social, Meio Ambiente e Agricultura, entre 2012 e 2015. Nenhum diretor no BNDES tem atribuições e/ou poder de aprovar isoladamente financiamentos a qualquer projeto. 


Quando uma empresa apresenta ao BNDES pedido de financiamento para um determinado projeto, tal operação é avaliada por diversas equipes de análise, num processo que passa pelo exame de, pelo menos, 50 pessoas. 


No fim desse processo de análise, todos os projetos que tenham sido enquadrados pelas áreas técnicas são encaminhados à diretoria, que, em reuniões semanais e em colegiado, as avalia e decide se as operações serão ou não aprovadas. 


Após a aprovação e a contratação da operação, os desembolsos são feitos, exclusivamente, frente à comprovação via notas fiscais e à evolução física dos projetos", diz o texto.


PF investiga se ex-diretor do BNDES cobrou propina para PT - oglobo Vaccari


João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT - STRINGER/BRAZIL / REUTERS 15/04/2015


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/brasil/pf-investiga-se-ex-diretor-do-bndes-cobrou-propina-para-pt-19687679#ixzz4E9bnffS3 
© 1996 - 2016. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos