Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bens pessoais de dirigentes respondem por dívida trabalhista da cooperativa

Ir para baixo

Bens pessoais de dirigentes  respondem por dívida trabalhista da cooperativa Empty Bens pessoais de dirigentes respondem por dívida trabalhista da cooperativa

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sex Set 10 2010, 22:18

TRT - 3R - Bens pessoais de diretora-presidente da cooperativa executada

Bens pessoais de dirigentes respondem por dívida trabalhista da cooperativa


Os sócios cooperados respondem pelas dívidas trabalhistas da cooperativa, principalmente quando a condição de cooperado for cumulada com a de diretoria da entidade.

Adotando esse entendimento, a 4ª Turma do TRT-MG deu razão ao recurso do reclamante e determinou a penhora de uma loja comercial de propriedade da diretora-presidente da cooperativa executada.

Analisando o caso, o juiz convocado Antônio Gomes de Vasconcelos verificou que o artigo 57 do estatuto da reclamada estabelece a responsabilidade solidária dos administradores pelas obrigações assumidas pela cooperativa durante a sua gestão.

Além disso, a Lei 5.764/71, que define a política do cooperativismo, dispõe que os administradores, eleitos ou contratados, não serão pessoalmente responsáveis pelas obrigações contraídas em nome da sociedade, a NÃO ser se agirem com culpa ou dolo, quando deverão responder solidariamente pelos prejuízos resultantes de seus atos.

O relator esclareceu que o NÃO cumprimento das obrigações trabalhistas por parte da cooperada e diretora-presidente da reclamada leva ao reconhecimento de sua culpa, pois ela tinha o poder de decisão, em razão da função de gestão exercida, e optou pelo descumprimento.

Além disso, os artigos 591 e 592, do CPC, prevêem a execução de bens dos sócios,
nos casos de dívidas da sociedade.

“Os três sistemas normativos se harmonizam e se reforçam na mesma direção
frente ao caso vertente”- frisou.

Por outro lado, o magistrado acrescentou que também se aplica às cooperativas a desconsideração da personalidade jurídica, pois a entidade atua como empregadora.

Assim, os BENS DA DIRETORA PRESIDENTE respondem pela execução, mesmo que ela não tenha integrado o pólo passivo da ação, uma vez que foi constatada
a inexistência de bens de propriedade da cooperativa executada para garantia de pagamento das verbas deferidas na sentença.

(AP nº 00977-2005-056-03-00-8)

http://www.paulobragaadvogados.com.br/noticias.php?cod=500&mes=04&ano=2010



forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos