Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Promotor denuncia ex dirigentes da ''Cooperativa'' Bancoop

Ir para baixo

Promotor denuncia ex dirigentes da ''Cooperativa'' Bancoop Empty Promotor denuncia ex dirigentes da ''Cooperativa'' Bancoop

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qua Out 20 2010, 11:12

Promotor denuncia ex dirigentes da Bancoop

19/10/2010


O promotor de Justiça José Carlos Blat ofereceu nesta terça-feira, 19/10, denúncia à 5ª Vara Criminal da capital contra João Vaccari Neto (ex-presidente), Ana Maria Érnica (diretora administrativa financeira) e outros dirigentes da Cooperativa dos Bancários do Estado de São Paulo (Bancoop), por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.
A informação foi dada por Blat durante reunião da CPI da Bancoop, criada pela Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades e fraudes que teriam sido praticadas pela entidade contra cooperados adquirentes de imóveis.
Segundo Blat, a partir da proposta de ação penal apresentada pelo Ministério Público, o juiz deverá ouvir a defesa preliminar dos acusados antes de decidir se acata a denúncia.
O promotor fez aos parlamentares um resumo da apuração, que, de acordo com ele, contém indícios e materialidade suficientes para dar prosseguimento às investigações na esfera judiciária. “A cooperativa acabou servindo a um pequeno grupo criminosos, e não aos seus milhares de cooperados. A falta de recursos da Bancoop se deve única e exclusivamente aos desvios fraudulentos”, disse Blat. Ele disse acreditar que não há possibilidade de reverter esse prejuízo.
José Carlos Blat disse que as investigações apontaram até mesmo o uso de recursos da cooperativa, da ordem de 100 mil reais, para o pagamento de despesas para que pessoas assistissem ao Grande Prêmio de Fórmula-1 em São Paulo, em 2004 e 2005.
Ele também questionou o fato de, a partir de 2003, a Bancoop ter encerrado as contas individuais de cada empreendimento e ter aberto duas contas pool, concentrando as movimentações financeiras. “Isso impedia o acesso dos cooperados à movimentação dos recursos”, disse Blat. Segundo o promotor, o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro detectou um pico de movimentação financeira nessas contas da ordem de 40 milhões de reais em novembro de 2004.

Negócios escusos

Empresas contratadas pela Bancoop teriam dado margem a negócios que Blat definiu como escusos. Ele afirmou que a empreiteira Germany recebeu por trabalhos para a cooperativa cerca de 80 milhões de reais, mas a análise da movimentação da empresa revela que ela teria movimentado não mais que 35 milhões, o que, segundo ele, indica a criação de caixa dois. O mesmo procedimento foi apontado por Blat na contratação da empresa Mirante Artefatos de Concreto, contratada pela Bancoop para fornecer blocos.
“O fato de a Fator Empreendimentos ter comprado um terreno por 221 mil reais em 2001 e revendido para a Bancoop em outubro de 2002 por 1,750 milhão de reais também demonstra a cooptação de empresas interessadas”, concluiu Blat.
A investigação do Ministério Público começou em 2007, a partir de denúncia de um morador do empreendimento Torres da Mooca. Blat revelou que a partir desse período o inquérito policial somou mais de 25 volumes.
A CPI da Bancoop é presidida pelo deputado Samuel Moreira (PSDB). Além dele, participaram da reunião Celso Giglio, Bruno Covas e Ricardo Montoro (os três do PSDB), os deputados do PT Vicente Cândido, Vanderlei Siraque e Antonio Mentor, Roberto Morais (PPS), Estevam Galvão (DEM) e Chico Sardelli (PV).
http://legisbrasil.com.br/promotor-denuncia-ex-dirigentes-da-bancoop/

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos