Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oposição consegue aprovar na CPI das ONGs convocação de tesoureiro do PT 18/03

Ir para baixo

Oposição consegue aprovar na CPI das ONGs convocação de tesoureiro do PT 18/03 Empty Oposição consegue aprovar na CPI das ONGs convocação de tesoureiro do PT 18/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 02:59

18/03/2010 - 12h45
Oposição consegue aprovar na CPI das ONGs convocação de tesoureiro do PT

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília
MARCIO AITH
da Folha de S.Paulo

Atualizado às 14h37.

A oposição aproveitou um cochilo dos governistas para aprovar na CPI das ONGs o requerimento de convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para explicar o suposto esquema de desvio de recursos na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Na mesma sessão, o promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, e o corretor Lúcio Funaro foram convidados para depor na comissão.

Eles devem falar à comissão na próxima terça-feira. Dois senadores da base, Patrícia Saboya (PDT-CE) e Neuto de Conto (PMDB-SC), assinaram a convocação. Blat e Funaro não são obrigados a depor.

Reportagem da revista "Veja" mostra que em 2003, na época em que Vaccari era responsável pelas finanças da Bancoop, o petista administrava informalmente a cobrança de propina para fundos de pensão de empresas estatais, bancos e corretoras.

De acordo com depoimento de Funaro, presente em inquérito na PGR (Procuradoria Geral da República), os recursos seriam utilizados para abastecer o esquema do mensalão. Já Blat investiga o suposto esquema de desvio de verba da Bancoop que teria a participação do tesoureiro do PT.

De acordo com reportagem da revista, o promotor analisou mais de 8.000 páginas de documentos do processo que envolve o desvio de recursos e concluiu que a direção da Bancoop movimentou R$ 31 milhões em cheques para a própria cooperativa. Esse tipo de movimentação é uma forma de não revelar o destino do dinheiro.

Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u708693.shtml



forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos