Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CPI das ONGs deve ouvir amanhã tesoureiro do PT 22/03/2010

Ir para baixo

CPI das ONGs deve ouvir amanhã tesoureiro do PT  22/03/2010  Empty CPI das ONGs deve ouvir amanhã tesoureiro do PT 22/03/2010

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:00

22/03/2010 - 11h56
CPI das ONGs deve ouvir amanhã tesoureiro do PT

Publicidade


da Folha Online

A CPI das ONGs deve ouvir nesta terça-feira o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, sobre o suposto esquema de desvio de recursos na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Além de Vaccari, a comissão deve ouvir também o promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, e o corretor Lúcio Funaro.

Na semana passada, a oposição aproveitou um cochilo dos governistas para aprovar na CPI o requerimento de convocação do tesoureiro do PT. Na mesma sessão, o promotor e o corretor foram convidados para depor na comissão.

Dois senadores da base, Patrícia Saboya (PDT-CE) e Neuto de Conto (PMDB-SC), assinaram a convocação. Blat e Funaro não são obrigados a depor.

Reportagem da revista "Veja" mostra que em 2003, na época em que Vaccari era responsável pelas finanças da Bancoop, o petista administrava informalmente a cobrança de propina para fundos de pensão de empresas estatais, bancos e corretoras.

De acordo com depoimento de Funaro, presente em inquérito na PGR (Procuradoria Geral da República), os recursos seriam utilizados para abastecer o esquema do mensalão. Já Blat investiga o suposto esquema de desvio de verba da Bancoop que teria a participação do tesoureiro do PT.

De acordo com reportagem da revista, o promotor analisou mais de 8.000 páginas de documentos do processo que envolve o desvio de recursos e concluiu que a direção da Bancoop movimentou R$ 31 milhões em cheques para a própria cooperativa. Esse tipo de movimentação é uma forma de não revelar o destino do dinheiro.

Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u710240.shtml









forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos