Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inquérito criminal/ investiga cooperativa dos Bancarios.

Ir para baixo

Inquérito criminal/ investiga cooperativa dos Bancarios. Empty Inquérito criminal/ investiga cooperativa dos Bancarios.

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Ago 31 2008, 11:27

Inquérito criminal/ investiga cooperativa dos Bancarios.

Inquérito criminal investiga cooperativa

Denúncia partiu dos sócios
Karla Correia


BRASÍLIA. As duas investigações hoje em curso no Ministério Público - uma civil, que apura se a Bancoop atua de fato como uma cooperativa, sem objetivo de lucro, e outra criminal, motivada pela suspeita de desvio de recursos e apropriação indébita -- começaram a partir de uma representação apresentada pelos cooperados por conta de uma singularidade. Chamou a atenção dos associados o fato de o fornecimento de materiais e serviços para os empreendimentos sempre ser feito por empresas que pertenciam a membros da diretoria da cooperativa - o que, de antemão, seria uma irregularidade, como explica um dos advogados que representa os cooperados nas ações judiciais.

Também se mostrou impossível, afirmam os advogados, acompanhar com lupa a saúde financeira dos empreendimentos, como é recomendável nesse tipo de aplicação. Em 2004, a Bancoop unificou os caixas de todas as obras em uma só conta bancária, dificultando saber qual empreendimento é deficitário e qual estaria no azul. O normal, nesses casos, seria manter uma conta para cada empreendimento, possibilitando que, a cada reunião dos associados, o estado financeiro das obras seja exposto com clareza pela diretoria da cooperativa.

Sem essa transparência, os tais "saldos residuais" são impostos aos cooperados, sem que estes tenham condições de verificar sua real necessidade, alega a defesa dos associados.

Os mutuários do empreendimento Torres da Mooca entraram com a representação no Ministério Público, que logo juntou ao processo os casos de outros empreendimentos da cooperativa que apresentavam o mesmo tipo de irregularidade. Hoje, ao menos dez dos 47 empreendimentos tocados pela Bancoop estão paralisados por falta de recursos. Um total de 3 mil associados correm risco de perder seus imóveis e o dinheiro investido na cooperativa, mas o problema atinge todos os 15 mil cooperados - mesmo aqueles que já teriam quitado seus apartamentos . Todos são obrigados a arcar com os saldos residuais das obras deficitárias. No final, avalia o Ministério Público, o valor pago por apartamento é equivalente aos preços praticados no mercado por incorporadoras comuns, que visam o lucro financeiro. Vantagem zero para os cooperados.

Segundo os advogados que representam associados da cooperativa, a Bancoop não realiza assembléias para discutir esses pagamentos e ações. Os nomes dos "inadimplentes" são publicados em boletins informativos enviados mensalmente aos mutuários. Quem se recusa a pagar o excedente entra na "lista negra" da cooperativa, pode sofrer ação de reintegração de posse e perder o imóvel adquirido da Bancoop. E, com ele, todo o dinheiro investido pelos associados no bem oferecido pela cooperativa a quase metade dos valores de mercado.


[ 09/09/2007 ] 02:01
http://jbonline.terra.com.br/editorias/pais/papel/2007/09/09/pais20070909002.html

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos