Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

jornal de minas MP investiga cooperativa

Ir para baixo

jornal de minas MP investiga cooperativa Empty jornal de minas MP investiga cooperativa

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui Abr 08 2010, 17:50

jornal de minas

FolhaNews

O Ministério Público de São Paulo informou nesta quinta-feira que está investigando o suposto uso político da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) para beneficiar o PT nas eleições de 2002 e 2004.

O promotor José Carlos Blat disse que os dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

Em nota, o presidente do PT, Ricardo Berzoini, informa que o PT "não tem conhecimento das supostas doações [da Bancoop] nem foi comunicado sobre o assunto pelo Ministério Público". "Nunca houve qualquer relacionamento financeiro do PT com a Bancoop", diz ele em nota.

A Justiça de São Paulo já decretou a quebra dos sigilos bancários e fiscal dos diretores da cooperativa e de seus dirigentes em julho do ano passado, mas até o momento o Ministério Público ainda não recebeu as informações para concluir o inquérito e oferecer denúncia.

"[Com os dados bancário e fiscal] Espero obter o rastreamento final da má-gestão [da cooperativa], do superfaturamento de serviços e produtos e também o indicativo de que a Bancoop serviu para interesses políticos escusos do PT inerentes à eventual formação, em tese, de caixa dois para as campanhas políticas nas eleições de 2002 e 2004", afirmou Blat.

O Ministério Público investiga o caso desde junho do ano passado, mas somente neste mês descobriu a relação política da Bancoop com o PT por meio do depoimento de um empreiteiro que prestava serviços à cooperativa. No depoimento, a testemunha comprovou por meio de notas fiscais que prestava serviços superfaturados e, ao descontar o cheque referente aos pagamentos, depositava parte do valor na conta de pessoas ligadas à cooperativa.

O promotor não citou nome de petistas que supostamente tenham se beneficiado do esquema, mas informou que o deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) assina um contrato de cessão de crédito hipotecário em nome da Bancoop. "Não posso indicar nomes porque os documentos são com relação à doação ao partido", disse.

Como o Ministério Público investiga neste caso somente os crimes de estelionato, apropriação indébita e formação de quadrilha ou bando, o promotor encaminhou a denúncia de suposta prática de crime eleitoral ao procurador da República Regional Eleitoral, Mário Luiz Bonsaglia.

A denúncia sobre o suposto esquema de caixa dois foi veiculado em reportagem do Jornal da Band, na segunda-feira. Berzoini, ex-presidente da cooperativa, diz em nota que a "reportagem tenta claramente vincular minha imagem às investigações em curso, desconsiderando o fato de eu haver me desligado da direção da cooperativa em dezembro de 2002, com o único objetivo de atingir politicamente o PT." A Bancoop também negou a denúncia. "Não houve contribuição à campanhas políticas. Esclarece-se que a Bancoop é entidade apartidária, não financiando em momento algum campanhas políticas de quem quer que seja", diz nota da cooperativa.

*Suspeita* Com a divulgação pela imprensa de que o Ministério Público investigava o Bancoop, duas pessoas supostamente ligadas à cooperativa foram até um depósito que ficava na edícula de um dos empreendimentos onde estavam documentos fiscais abandonados há mais de três anos.

O promotor disse que ficou sabendo da tentativa de retirada dos documentos por cooperados que ligaram para ele ontem à noite. Blat foi ao local, mas ao chegar as pessoas já tinham ido embora.

"Eu concluo que essa atitude é absolutamente estranha, típica de organização criminosa. A tentativa de retirar documentos à força de um local para esconder provas é ação típica do crime organizado", afirmou.

Blat disse que as pessoas já foram identificadas apenas pelo primeiro nome, mas a identidade não foi revelada por motivo de segurança.

http://www.uai.com.br/UAI/html/sessao_3/2008/03/27/em_noticia_interna,id_sessao=3&id_noticia=56446/em_noticia_interna.shtml

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos