Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PT escolhe tesoureiro que é investigado 29/11/2009

Ir para baixo

PT escolhe tesoureiro que é investigado  29/11/2009 Empty PT escolhe tesoureiro que é investigado 29/11/2009

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Abr 10 2010, 09:00

PT escolhe tesoureiro que é investigado

29/11/2009 -
São Paulo

Depois do terremoto Delúbio Soares – tesoureiro que ajudou a levar o partido ao caso do mensalão –, o PT deve escolher oficialmente em janeiro, para comandar suas contas em 2010, outro sindicalista do mesmo grupo político. Indicado para o cargo pelo presidente eleito do partido, José Eduardo Dutra, João Vaccari Neto não se envolveu no mensalão, mas é alvo indireto de investigações no Ministério Público, sempre por suspeita de ajudar a alimentar irregularmente o caixa do partido com recursos de uma cooperativa habitacional que preside, a Bancoop. Escaldado com o mensalão, o PT decidiu que não misturará suas finanças com as da campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), que terá tesoureiro próprio em 2010.

“Vaccari é competente e uma das pessoas mais corretas que conheço. Se vai ser o tesoureiro do PT ou não, quem deve decidir são os integrantes das chapas que escolherão os 11 secretários da nova direção, cujo processo está sendo conduzido pelo novo presidente, recém-eleito, o José Eduardo Dutra”, diz o deputado Ricardo Berzoini, atual presidente do PT.

Vaccari presidiu por dez anos o Sindicato dos Bancários. Foi da direção da CUT. Hoje está à frente da Bancoop, cooperativa habitacional do Sindicato dos Bancários alvo de cerca de 700 processos de associados e de investigações do Ministério Público Estadual (MPE).

Federal

O provável tesoureiro foi alvo de investigações da Polícia Federal por suposto envolvimento na tentativa de compra do dossiê forjado contra tucanos na campanha de 2006. A PF descobriu que Vaccari falou ao telefone com o “aloprado” Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha do senador Aloizio Mercadante para o governo de São Paulo em 2006, no momento em que Lacerda estava no hotel em que era negociada a compra do dossiê contra o então candidato ao governo pelo PSDB, o atual governador José Serra. Vaccari é segundo suplente do senador Mercadante. Mas não está entre os denunciados pela PF.

Cinquentão, casado e muito discreto, é amigo tanto de Berzoini quanto do ex-ministro Luiz Gushiken, que, assim como Berzoini, atuou à frente do Sindicato dos Bancários. Foi secretário-geral da CUT na gestão do deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (1994-1997), e secretário de Relações Internacionais e membro da Executiva Nacional da CUT entre 2003-2006, na gestão Luiz Marinho, atual prefeito de São Bernardo do Campo.
Além de avaliar que as investigações da Bancoop ainda estão longe de uma acusação e que não há provas contra ele, a direção do PT considerou que, ao contrário de Delúbio, Vaccari não é nada afeito às indiscrições. Atuando nos bastidores desde a fundação do PT e da CUT, Vaccari opera em silêncio e goza da confiança do grupo majoritário que comanda o PT. (Agência Globo)

Ministério Público investiga crime eleitoral

O promotor de Justiça José Carlos Blat iniciou investigações sobre a Bancoop em 2007. Ele obteve a quebra do sigilo bancário da cooperativa, mas aguarda os dados. Segundo o promotor, não há dúvidas de que a Bancoop serviu como organização criminosa e para fins eleitoreiros, com doações ao PT. As suspeitas são de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato, apropriação indébita e falsificação de documentos: “Apuramos indícios de possíveis crimes eleitorais. A suspeita é de que um total de R$ 100 milhões pagos pelas vítimas e por fundos tenham sido usados para fins político-partidários. Não se trata só de Vaccari, mas de vários dirigentes da entidade. Não tenho dúvida de que ocorreram crimes eleitorais. Mas é cedo para apontar nomes”, disse Blat, explicando que encaminhou o caso para o MPF e para a Promotoria Eleitoral.

http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2009/11/570169-pt+escolhe+tesoureiro+que+e+investigado.html

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos