Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bate-boca marca instalação CPI da Bancoop em SP (31 03 2010)

Ir para baixo

Bate-boca marca instalação CPI da Bancoop em SP (31 03 2010) Empty Bate-boca marca instalação CPI da Bancoop em SP (31 03 2010)

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui Abr 01 2010, 09:26

Bate-boca marca instalação da CPI da Bancoop em SP

31 de março de 2010 • 13h28 • atualizado às 13h40


Foi instalada, no início desta tarde, em São Paulo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Estado para investigar supostos desvios que prejudicaram cerca de 3 mil usuários da Cooperativa dos Bancários (Bancoop). Segundos após ser eleito presidente da comissão em votação nominal, o deputado Samuel Moreira (PSDB) bateu boca com Antonio Mentor (PT), trocando acusações a respeito de acordos que teriam sido firmados entre governo e oposição para os trabalhos da CPI.

"Você está mentindo, não me acuse", disse Moreira. "O senhor é que é mentiroso", rebateu Mentor. A discussão foi motivada pela escolha da vice-presidência da comissão, cargo reivindicado pelos três membros petistas da CPI. A reclamação é de que estariam sendo "atropelados" pelos outros sete membros da base governista na CPI da Bancoop. Apesar dos protestos da oposição, o deputado Chico Sardelli (PV) foi escolhido o vice-presidente.

O bate-boca prosseguiu com a provocação do deputado Enio Tatto (PT). "Se já escolheram o presidente e o vice sem discussão, por que não avançam, tocam o barco e nos patrolam de vez?", questionou o deputado. "Vocês estão precisando é de discurso para este ano", disse.

A CPI da Bancoop deve ter duração de 120 dias - até meados do mês de setembro. Segundo o presidente dos trabalhos, deputado Samuel Moreira, a preferência pela relatoria, que ainda não foi escolhida, é a de um deputado que possa assumir em tempo integral a relatoria da CPI.

Apesar de admitir dialogar com a oposição para a escolha do cargo, Moreira revelou, em entrevista coletiva, predileção pelo nome dos deputados Bruno Covas (PSDB) e Waldir Agnello (PTB). Mentor classificou a atitude da base governista como uma "frente de ataque", acusando interesse eleitoreiro. "Este é o cacete democrático do PSDB", disse Mentor.

A sessão foi acompanhada por algumas dezenas de cooperados da Bancoop, que deram salvas de palmas em alguns momentos da sessão. A próxima reunião deve ocorrer na quarta-feira da semana que vem, às 12h30.

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4350729-EI7896,00-Bateboca+marca+instalacao+da+CPI+da+Bancoop+em+SP.html

=====================
31/03/10 - 21h27 - Atualizado em 31/03/10 - 21h27

Instaurada CPI que vai apurar denúncias de desvio da Bancoop

Tamanho da letra

Foi instalada nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa de São Paulo, a CPI que vai apurar as denúncias de desvio de dinheiro da Cooperativa dos Bancários de São Paulo, a Bancoop.

Houve discussão entre os deputados do PT e do PSDB sobre a distribuição dos cargos na comissão. Os tucanos vão presidir a CPI e a escolha do relator ficou para a semana que vem.

http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL1553343-10406,00-INSTAURADA+CPI+QUE+VAI+APURAR+DENUNCIAS+DE+DESVIO+DA+BANCOOP.html

=========================

Deputados do PT e PSDB trocam acusações sobre CPI da Bancoop


A primeira reunião da CPI da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários) na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira (31), foi marcada por um bate-boca entre o líder do PT, deputado Antonio Mentor, e o líder do PSDB, eleito presidente da comissão, Samuel Moreira. A polêmica foi em torno da escolha do vice-presidente da CPI.

Após a votação que escolheu Moreira como o presidente e Chico Sardelli (PV) como vice, Mentor falou que a base governista descumpria um acordo que deixaria a escolha do vice para a próxima semana. Moreira negou que houvesse acordo e chamou Mentor de mentiroso, o que gerou o bate-boca entre os dois parlamentares.

Mentor não quis revelar qual seria o suposto acordo, mas falou que "não foi ele que mentiu". Segundo ele, a primeira reunião demonstrou que a CPI servirá de palanque eleitoral para o PSDB, e ainda acusou o partido de ser antidemocrático.

- Num ambiente democrático teríamos uma negociação, uma conversa que poderia resultar num entendimento. Lamentavelmente este governo, como tem feito nas ruas, no enfrentamento com os professores, tem baixado o cacete, esse é o cassetete democrático do PSDB, que você encontra nas manifestações de professores e aqui na Assembleia também.

Moreira, que como presidente escolherá o relator da CPI, negou em entrevista que houvesse qualquer acordo com Mentor.

- Não há hipótese de que eu tenha feito qualquer acordo. Ele [Mentor] deve ter se enganado.

O presidente disse que a comissão não terá fins eleitorais, mas que "apresentará fatos que falarão por eles mesmos".

- Os fatos, sendo verdadeiros, que se desdobrem nas consequências que podem gerar. O importante é que apuremos os fatos e tenhamos evidências do que aconteceu.

Sobre a relatoria, Moreira disse que são cogitados os nomes dos deputados Waldir Agnello (PTB) e Bruno Covas (PSDB), mas não descartou que um nome da oposição possa ser escolhido.

- Escolheremos um relator técnico, com capacidade de fazer um relatório completo. Ainda não descarto que seja da oposição, mas acho essa possibilidade remota devido à parcialidade com que eles têm se colocado.

Moreira disse que os requerimentos de pessoas para depor à CPI serão feitos pelos membros da comissão, mas adiantou que, pela importância no caso, o promotor José Carlos Blat e o tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, devem ser chamados.

A Bancoop é investigada pelo Ministério Público de São Paulo por suposto desvio de dinheiro de cooperados para campanhas eleitorais petistas.

A comissão funcionará por 120 dias, podendo ser prorrogada por outros 60, o que fará com que a apresentação do relatório ocorra no meio da campanha das eleições de outubro, que escolherão novos deputados, governador e presidente. As informações são do R7.
http://www.alemdanoticia.com.br/ultimas_noticias.php?codnoticia=4401

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos