Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONSELHO SUPERIOR DO MPSP MANDA ABRIR PROCESSO.

Ir para baixo

CONSELHO SUPERIOR DO MPSP MANDA ABRIR PROCESSO. Empty CONSELHO SUPERIOR DO MPSP MANDA ABRIR PROCESSO.

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Ago 30 2008, 21:48

Conselho manda abrir processo contra Bancoop

Ação pede que dirigentes indenizem cooperados que foram prejudicados

Fausto Macedo

O Conselho Superior do Ministério Público Estadual rejeitou arquivamento de investigação sobre supostas irregularidades na Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) e determinou abertura de ação judicial, com base no Código de Defesa do Consumidor. O objetivo é condenar os dirigentes da entidade a indenizarem cooperados por danos materiais e morais. A ação, que ficará a cargo da Promotoria do Consumidor, vai requerer que a Bancoop seja obrigada, em caráter liminar, a adotar 5 medidas - inclusive proibição de novos lançamentos imobiliários enquanto não forem registradas as incorporações de todos os empreendimentos já feitos. Visa a obrigar a Bancoop a devolver todas as importâncias pagas aos cooperados que solicitarem sua retirada da cooperativa em valores atualizados e no máximo em 6 parcelas.

A Bancoop foi fundada há 11 anos por iniciativa do Sindicato dos Bancários de São Paulo. O presidente Lula é cooperado. Ele adquiriu apartamento no Guarujá. Ricardo Berzoini, deputado e presidente do PT, é um dos fundadores. A Bancoop é alvo de dezenas de ações judiciais e de investigação policial.

A decisão do Conselho Superior tem grande impacto social. Milhares de cooperados alegam ter sido “vítimas de um engodo”. Recorreram à Promotoria do Consumidor, que abriu inquérito civil. A representação foi arquivada inicialmente.

O arquivamento de inquérito passa pelo crivo do conselho, formado por procuradores de Justiça com larga experiência em todas as áreas de atuação do Ministério Público. O caso Bancoop mereceu atenção especial do colegiado que, por 9 votos a 1, impediu o arquivamento e mandou abrir ação civil pública, seguindo manifestação do procurador Marco Antonio Zanellato, conselheiro-relator. Contra a decisão do conselho não cabe recurso.

Em seu voto, de 59 páginas, o procurador assinalou “condutas abusivas” da Bancoop. Destacou que mais de 3 mil cooperados não receberam seus imóveis em virtude da paralisação e do abandono das obras. “Como afirmar que não existe relevância social a justificar a intervenção do Ministério Público?”, despachou Zanellato.

ACESSE O VOTO:

http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/cao_consumidor/pareceres/par_pareceres_2g/VOTO%20COM%20EMENTA%20-%20BANCOOP.doc


MARCO ANTONIO ZANELLATO
Procurador de Justiça
Conselheiro-Relator
--------------------------------------------------------------

FONTE DESTA MATERIA:

http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/clipping/publicacao_clipping/2007/Agosto/448FF05F70742FEBE040A8C02C013604

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos