Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Promotor denuncia tesoureiro do PT no caso Bancoop (CARTA CAPITAL)

Ir para baixo

Promotor denuncia tesoureiro do PT no caso Bancoop (CARTA CAPITAL) Empty Promotor denuncia tesoureiro do PT no caso Bancoop (CARTA CAPITAL)

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Out 23 2010, 13:02

Promotor denuncia tesoureiro do PT no caso Bancoop
Ricardo Carvalho 20 de outubro de 2010 às 13:48h

João Vaccari Neto é acusado por gestão fraudulenta e formação de quadrilha. Advogados negam e apontam oportunismo eleitoral

Foi formalizada, no início da tarde da terça-feira 19, a acusação contra o tesoureiro do PT João Vaccari Neto, pelo caso Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Vaccari Neto, que presidiu a cooperativa até março de 2009, é acusado com mais cinco pessoas de desviar dinheiro da cooperativa e praticar caixa dois. No documento de 81 páginas, o promotor José Carlos Blat, autor da denúncia durante depoimento à CPI na Assembléia Legislativa de São Paulo, afirma que os recursos desviados podem ter tido objetivos eleitorais. “A utilização da empresa fantasma Mizu Gerenciamento serviu para a captação de recursos da Bancoop e destinação para campanhas políticas eleitorais do PT”, afirmou.

O advogado da Bancoop, Pedro Dallari, rechaçou as denúncias feitas por Blat. “O inquérito foi instaurado em 2007. E desde então o promotor nunca ouviu os diretores da cooperativa. Agora, mesmo sem ter ouvido os diretores e faltando 10 dias para o segundo turno, eles fizeram a acusação, o que claramente configura uso para aspectos eleitorais”, disse. O advogado classificou de fantasiosas as denúncias. “Ele (Blat), alega que a cooperativa está endividada já que contraiu empréstimos no valor de 45 milhões de reais. Se tivesse chamado os diretores, ficaria sabendo que a Bancoop tem créditos que ultrapassam 100 milhões de reais”.

O advogado do tesoureiro do PT, Luiz Flávio Borges D’Urso, afirma que a denúncia é infundada. “A gestão Vaccari foi inegavelmente a mais transparente e correta que a cooperativa já teve”. Ele lembra que há anos o promotor vem a público imputar João Vaccari Neto. “Sempre pedimos que o Blat fizesse a denúncia para mostrarmos que a acusação não procede. Agora, vamos mostrar que trata-se de uma denúncia infundada”.

Durante o depoimento, o promotor afirmou que as investigações mostraram a utilização de100 mil reais para custear hospedagem de luxo para a direção da cooperativa assistir ao Grande Prêmio de Fórmula 1, em São Paulo. Ele ainda ressaltou que o rombo nos cofres da Bancoop e os prejuízos causados aos cooperados podem chegar a 170 milhões de reais.

“A cooperativa acabou servindo a um pequeno grupo criminoso, e não aos seus milhares de cooperados. A falta de recursos da Bancoop se deve única e exclusivamente aos desvios fraudulentos”, disse Blat. Ele citou uma empreiteira que recebeu 80 milhões de reais para trabalhos à cooperativa, mas a movimentação financeira da empresa aponta ganhos que não ultrapassam 35 milhões de reais. Segundo ele, isso configura a prática de caixa dois.

Investigada desde 2007, a Bancoop teria como fim facilitar à categoria dos bancários a compra de imóveis a preço de custo. Os cooperados, entretanto, reclamam não ter recebido as chaves, mesmo depois do pagamento. O advogado de João Vaccari Neto questiona a afirmação. Segundo ele, há casos de inadimplência entre os cooperados que atrasam ou até inviabilizam a construção dos edifícios e isso não configura crime. Já Pedro Dallari ressalta que a Bancoop realizou obras para seis mil unidades habitacionais, sendo que apenas 500 faltam ser concluídas.

O tesoureiro João Vaccari Neto é acusado por gestão fraudulenta, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e formação de quadrilha


http://www.cartacapital.com.br/politica/promotor-denuncia-tesoureiro-do-pt-por-bancoop

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos