Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oposição consegue aprovar mais um requerimento para ouvir tesoureiro do PT 23/03

Ir para baixo

Oposição consegue aprovar mais um requerimento para ouvir tesoureiro do PT 23/03 Empty Oposição consegue aprovar mais um requerimento para ouvir tesoureiro do PT 23/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:03

23/03/2010 - 13h41
Oposição consegue aprovar mais um requerimento para ouvir tesoureiro do PT

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Na tentativa de ouvir o depoimento do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, a oposição conseguiu nesta terça-feira aprovar mais um requerimento que convida o petista a depor no Senado.

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle aprovou requerimento de convite a Vaccari para que o tesoureiro petista fale sobre o suposto esquema de desvio de recursos na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

De autoria do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), o requerimento aprovado na comissão propõe a realização de audiência pública na próxima terça-feira para que Vaccari seja ouvido. Como o requerimento apenas convida o petista, Vaccari não tem a obrigação de comparecer ao Senado para prestar depoimento. O pedido também estende o convite ao promotor José Carlos Blat, responsável por conduzir as investigações sobre o caso Bancoop.

A base aliada do governo, porém, deflagrou movimento para impedir o depoimento de Vaccari ao Senado. O tesoureiro do PT foi convocado para depor na CPI das ONGs, o que lhe obriga a comparecer à comissão, mas os governistas vão tentar desconvocá-lo. Em ano eleitoral, os governistas acusam a oposição de usar o episódio Bancoop para tentar arranhar a imagem do PT.

"O meu cuidado tem sido equilibrar os trabalhos do Senado para não descambar em disputas eleitorais. Qualquer usurpação do debate, vou trabalhar contra", afirmou.

O depoimento de Vaccari estava marcado para hoje na CPI das ONGs. O petista, no entanto, pediu para adiá-lo porque seu advogado está em viagem aos Estados Unidos --pedido aceito pela comissão.

O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os governistas vão tentar anular a ata da sessão que aprovou a convocação de Vaccari. "Se não aprovarmos a ata, cai o requerimento de convocação. A base do governo vai tentar fazer com que a CPI das ONGs investigue o que é ligado a organizações não-governamentais. Qualquer outro embate não é pertinente à CPI", afirmou o líder.

Como os governistas são maioria na CPI das ONGs, Jucá promete reunir a base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para rejeitar a convocação de Vaccari nesta terça-feira. Jucá anunciou a estratégia durante reunião da CPI esta manhã. Os senadores da oposição ficaram irritados com a tentativa do governo de barrar a convocação de Vaccari.

"Não há nenhuma razão para se questionar a convocação, nem há razão alguma para a sua desconvocação", disse Álvaro Dias.

Reportagem da revista "Veja" mostra que em 2003, na época em que Vaccari era responsável pelas finanças da Bancoop, o petista administrava informalmente a cobrança de propina para fundos de pensão de empresas estatais, bancos e corretoras.

Organização criminosa

Além de Vaccari, Blat também adiou o seu depoimento à CPI das ONGs, previsto para hoje. Em ofício encaminhado à comissão, o promotor afirma que a Bancoop se tornou uma "verdadeira organização criminosa".

Blat afirma, no ofício, que a cooperativa recebeu entre os anos de 2001 e 2008 recursos de cooperados, fundos de pensão e empréstimos captados do Sindicato dos Bancários de São Paulo que não foram aplicados na construção de imóveis --que também não foram entregues aos que efetivaram todos os pagamentos.

O dinheiro, segundo o promotor, foi utilizado para realizar campanhas eleitorais para o PT.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u710787.shtml




forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos