Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alesp quer CPI para investigar caso Bancoop

Ir para baixo

Alesp quer CPI para investigar caso Bancoop Empty Alesp quer CPI para investigar caso Bancoop

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qua Nov 04 2009, 08:22

A bancada tucana da Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo) quer abrir uma CPI para investigar o caso Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários). O Ministério Público de São Paulo investiga a suspeita de que a Bancoop foi utilizada para alimentar campanhas eleitorais do PT, incluindo a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.
Links Patrocinados


Para o deputado Samuel Moreira, líder do PSDB na Câmara, as investigações do Ministério Público justificariam a abertura da CPI . São necessárias 33 assinaturas para abertura do processo.

Segundo a bancada do PSDB, o presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, foi convidado pela segunda vez a prestar esclarecimentos sobre o caso durante reunião da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, nesta segunda-feira, mas novamente não compareceu.

Além da CPI , o PSDB nomeou o deputado Bruno Covas (PSDB) para coordenar uma Frente Parlamentar de Apoio aos Cooperados da Bancoop, que deverá trabalhar paralelamente à CPI.

A Alesp já ouviu os depoimentos do promotor José Carlos Blat, que investiga o caso, e do advogado dos cooperados, Valter Picazio Júnior.

A Bancoop foi fundada em 1996 por bancários integrantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores), muitos dos quais militantes do PT, com o objetivo de estimular a construção de casas e apartamentos. Segundo a entidade, que tem 14,6 mil cooperados, foram entregues 39 empreendimentos com 4.168 imóveis.

Em 2007, a cooperativa passou a ser alvo de investigação da Polícia Civil e do Ministério Público de São Paulo.

No início do junho, o deputado federal e presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini --que dirigiu a Bancoop entre 2002 e 2003-- disse à imprensa que as investigações "são politizadas", com "vazamentos às vésperas de campanhas eleitorais". "As informações são absolutamente mentirosas. É o contrário, houve sempre a preocupação de não se misturar atividades políticas das atividades da cooperativa. Não fazíamos referências a partidos", afirmou.

A reportagem não conseguiu localizar a presidência da Bancoop para comentar o caso. Procurada, a bancada do PT na Alesp ainda não se manifestou sobre a possível abertura de uma CPI para investigar o caso.

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/33723/bancada-tucana-da-alesp-quer-cpi-para-investigar-caso-bancoop

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos