Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eu depositava oficialmente numa conta do PT

Ir para baixo

Eu depositava oficialmente numa conta do PT Empty Eu depositava oficialmente numa conta do PT

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui Set 03 2015, 15:37

Eu depositava oficialmente numa conta do PT, diz delator sobre propina

Redação

03 setembro 2015 | 13:45

Ricardo Pessoa, dono da UTC, declarou à Justiça Federal que Renato

Duque, então diretor de Serviços da Petrobrás, lhe pediu ‘contribuições

 políticas’ para o partido; ele depôs como testemunha no processo contra 

executivos da Odebrecht



Eu depositava oficialmente numa conta do PT Ricardo-pessoa-utc-futura-press-marcos-bezerra
Ricardo Ribeiro Pessoa, da UTC. Foto: Marcos Bezerra/Futura Press
Atualizada às 13h52


Por Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso, Mateus Coutinho e Fausto Macedo


O dono da UTC Engenharia Ricardo Pessoa afirmou em depoimento na quarta-feira, 2, na Justiça Federal
em Curitiba, que o ex-diretor de Serviços Renato Duque o encaminhava ao ex-tesoureiro do PT João Vaccari
 para pagamento de propina. O delator afirmou que fez depósitos oficiais em contas do partido. Pessoa 
é um dos principais delatores da Lava Jato e ainda não teve sua delação premiada tornada pública.

Este foi o primeiro depoimento público do delator. Ricardo Pessoa, no entanto, não aparece nas imagens 
da audiência na Justiça Federal. Desde o início dos processos da Lava Jato, os depoimentos são gravados
 em vídeo e áudio. A defesa de Ricardo Pessoa pediu para que seu rosto não fosse mostrado. Durante 
a audiência, o juiz Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato, instruiu o delator para que ele não 
citasse políticos com foro privilegiado durante o depoimento.


Pessoa disse que seu primeiro contato na Diretoria de Serviços da Petrobrás foi Pedro Barusco, então 
gerente de Engenharia e braço-direito de Renato Duque. “Depois, o próprio Duque me procurou e começou 
a dizer que eu tinha que fazer contribuições políticas que essas contribuições teriam que ir através do Vaccari.”

O juiz Sérgio Moro perguntou “Essas contribuições eram como parte do acerto de propina?”.

“Sim, como parte, mais claro impossível”, respondeu o empreiteiro. “Eu depositava oficialmente
 numa conta do Partido dos Trabalhadores.”

O juiz insistiu. “Essa contribuição vinha do acerto de propinas para a Diretoria de Serviços?”

O empreiteiro respondeu. “Sim, para mim eu estava pagando a Vaccari, a mesma coisa.”

O delator falou à Justiça como testemunha de acusação no processo em que são réus o presidente 
da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, e executivos ligados ao grupo.

Presidente da UTC Engenharia, ele é apontado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal
 como o presidente do ‘clube vip’ das empreiteiras que se apossaram de contratos bilionários da
 Petrobrás entre 2004 e 2014. Questionado pelo Ministério Público Federal se havia feito pagamento
 de propina a funcionários da estatal, o delator confirmou.

“Sim. Eu paguei para o Pedro Barusco (ex-gerente executivo da Petrobrás). Renato Duque sempre
 me encaminhou para o senhor João Vaccari. Eu nunca dei propina na mão dos senhor Renato Duque.
 Era sempre encaminhado o assunto para o senhor João Vaccari”, afirmou Ricardo Pessoa.


Eu depositava oficialmente numa conta do PT Vaccari-luis-macedo-camara-dp-div
Vaccari. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

PT, PMDB e PP são suspeitos de lotear diretorias da Petrobrás para arrecadar entre 1% e 3% 
de propina em grandes contratos, mediante fraudes em licitações e conluio de agentes públicos 
com empreiteiras organizadas em cartel. O esquema instalado na estatal foi desbaratado pela
 força-tarefa da Lava Jato.

Ricardo Pessoa contou que os valores-base para pagamento de propina era de 1% para 
a Diretoria de Serviços, comandada por Duque, e para a Diretoria de Abastecimento, liderada
 por Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Lava Jato. “A referência inicial era para a Diretoria 
de Serviços 1%, para a Diretoria de Abastecimento 1%. Mas isso era só referência. Caberia 
a negociação depois de cada um. Eu, por exemplo sempre negociei o máximo que eu pude.”

Pessoa foi preso em novembro de 2014, na Operação Juízo Final, etapa da Lava Jato que derrubou 
o braço empresarial do esquema de propinas na estatal. O delator foi para regime domiciliar 
em março deste ano.

(Visited 539 time, 539 visit today)

Tags: João Vaccari Neto, operação Lava Jato, PT, Renato Duque, Ricardo Pessoa



http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/eu-depositava-oficialmente-numa-conta-do-pt-diz-delator-sobre-propina/

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos