Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cooperativa habitacional terá que ressarcir consumidor por atraso em entrega de quitinete

Ir para baixo

Cooperativa habitacional terá que ressarcir consumidor por atraso em entrega de quitinete Empty Cooperativa habitacional terá que ressarcir consumidor por atraso em entrega de quitinete

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Nov 10 2013, 14:30

Cooperativa habitacional terá que ressarcir consumidor por atraso em entrega de quitinete
por ACS — publicado em 12/06/2012 00:00

O juiz da 15ª Vara Cível de Brasília condenou a Cooperativa Habitacional e de Serviços Nacional - CHSN - a entregar imóvel, no prazo de 10 dias, e condenou a cooperativa a pagar ao autor valores equivalentes aos alugueis relativos a imóvel semelhante, desde março de 2009 até a efetiva entrega do bem.

Narrou o autor que assinou, em 12/01/2004, com a requerida o contrato para construção de uma quitinete em Águas Claras pelo valor total de R$ 41.840,00. Afirmou que o prazo de conclusão da obra estava previsto nas cláusulas do contrato e que a data de entrega do imóvel seria março de 2009. Mesmo com a quitação em 10/05/2010, o bem ainda não tinha sido entregue até a data de ajuizamento da ação, causando prejuízos ao autor que pretendia alugar o referido imóvel. Afirmou que, apesar de concluída e quitada a obra, a requerida se recusava a entregar-lhe a chave porque o processo para o "habite-se" estaria em trâmite. O atraso foi superior a 12 meses da data da quitação do objeto do contrato, sendo injustificável o comportamento da ré e afirmou que a obra havia sido concluída há mais de 24 meses sem entrega ao autor.

A Cooperativa argumentou não seria um simples contrato de compra e venda como alegou o autor, mas um contrato particular de construção de imóvel com participação de cooperativa habitacional. Alegou a ausência de provas pelo autor. Defendeu que, na condição de cooperativa, a requerida não teria recursos próprios, dependendo dos pagamentos não uniformes realizados pelos cooperados. Além disso, teriam ocorrido atrasos de pagamento e desistências, com a saída de cooperados. Alegou, ainda, que durante a construção e até mesmo antes do seu início teriam ocorrido as condições impeditivas previstas no contrato e que o número de cooperados não teria alcançado 70%, tanto no prazo previsto para o início da obra quanto durante a construção e, por várias vezes, o afluxo de caixa teria sofrido com o inadimplemento de mais de 30% dos cooperados. Essas condições teriam sido determinantes para a não entrega do imóvel no prazo calculado.

O juiz decidiu que "os prazos contratuais são de 42 meses, mais 180 dias de carência e os outros 90 dias para a obtenção do habite-se. Considerando-se a data do início das obras, o prazo para entrega do imóvel exauriu-se em março de 2009. O réu alegou, mas não comprovou, a ocorrência de inadimplência dos consorciados ou outros fatos impeditivos do cumprimento da obrigação. A demora na entrega do imóvel vem impedindo o adquirente de usufruir do bem, o que ocasiona-lhe perdas e danos. Neste descortino, a parte ré deve ressarcir o autor pelos valores que razoavelmente deixou de auferir, com o aluguel de imóvel equivalente ao adquirido".

Cabe recurso da sentença.

http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2012/junho/cooperativa-habitacional-tera-que-ressarcir-consumidor-por-atraso-em-entrega-de-quitinete


forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos