Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Promotor denuncia tesoureiro do PT e diretores por desvios na Bancoop DCI

Ir para baixo

Promotor denuncia tesoureiro do PT e diretores por desvios na Bancoop DCI Empty Promotor denuncia tesoureiro do PT e diretores por desvios na Bancoop DCI

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qua Out 20 2010, 11:23

20/10/10 - 00:00 > POLÍTICA
Promotor denuncia tesoureiro do PT e diretores por desvios na Bancoop


anderson passos
SÃO PAULO - Numa sessão marcada por protestos de dezenas de mutuários da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), o promotor José Carlos Blat, do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), depôs ontem na CPI da Assembléia Legislativa que investiga irregularidades na cooperativa. Ele reafirmou que o PT recebeu R$ 200 mil para abastecer campanhas eleitorais. Blat anunciou que remeteu, pouco antes de seu depoimento, à 5ª Vara Criminal de São Paulo uma denúncia de 81 páginas contra diretores da cooperativa, sinalizando que foram cometidos os crimes de estelionato (consumado e tentativa), formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Entre os denunciados estão o ex-presidente da cooperativa e atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, além de Ana Érnica, Letícia Chur Antônio, Tomas Edson Botelho, Enir de Oliveira e Eliana Pereira Lage.

"Eles tornaram a Bancoop em organização criminosa para desviar recursos e causar prejuízos a milhares de mutuários", classificou Blat.

O promotor completou que os R$ 200 mil, cujos cheques teriam a rubrica "doação PT", recebidos pelo partido, saíram da empresa Germany, cujos sócios eram membros da diretoria da cooperativa. A doação, observou, foi feita legalmente. "O partido nesse ponto, não tem a menor responsabilidade."

Mesmo assim, os deputados petistas reagiram dizendo que a denúncia tinha cores tucanas. O integrante do MP paulista minimizou. "Estaria prevaricando na minha função. A denúncia está carregada com tintas e lágrimas de três mil e tantas vítimas que sofreram esse enorme prejuízo e não vão ver a sua moradia de volta."

Também convocado à sessão, Vaccari Neto não compareceu. O presidente da CPI, deputado Samuel Moreira, sinalizou que não pretende convocar sessão extra para ouvi-lo, alegando que os mais de 70 documentos colhidos pelo MP-SP, associados aos 28 depoimentos colhidos na Assembleia, vão oferecer subsídios suficientes para o relatório final, a ser apresentado pelo deputado Bruno Covas (PSDB) na última sessão da CPI, na próxima semana.

No âmbito do Judiciário, o juiz responsável pelo caso deve convocar os envolvidos a depor. Na denúncia, Blat pede o seqüestro de bens porque os crimes cometidos são de ordem econômica. Assim, não houve pedido de prisão dos envolvidos, que terá de ser objeto de outra ação.

O promotor José Carlos Blat denunciou o tesoureiro do PT e ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, por desvios de recursos na cooperativa. Ele depôs na CPI paulista.


http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=14&id_noticia=346755

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos