Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CPI da Bancoop adia votação de requerimento para convocar tesoureiro do PT 7/4/10

Ir para baixo

CPI da Bancoop adia votação de requerimento para convocar tesoureiro do PT 7/4/10 Empty CPI da Bancoop adia votação de requerimento para convocar tesoureiro do PT 7/4/10

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:12

07/04/2010 - 15h32
CPI da Bancoop adia votação de requerimento para convocar tesoureiro do PT

A CPI da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo) na Assembleia de São Paulo adiou nesta quarta-feira a votação do requerimento para convocar o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. O pedido deve ser tratado apenas na próxima sessão da comissão que acontecerá na terça-feira.
O requerimento não foi votado porque, segundo o regimento da Casa, ele precisa ser publicado com um dia de antecedência. Apesar de ter sido divulgado semana passada, o pedido foi apresentado hoje pelos deputados do PT em São Paulo, Antonio Mentor e Vanderlei Siraque.
Os petistas também querem a convocação do promotor José Carlos Blat, que investiga o caso envolvendo a cooperativa.

Na reunião desta quarta-feira, o deputado Bruno Covas (PSDB) foi escolhido relator da comissão. A CPI é presidida pelo deputado Samuel Moreira (PSDB).
Além do relator e presidente, os partidos que apoiam o governo estadual --assumido hoje pelo tucano Alberto Goldman-- têm mais cinco deputados: Ricardo Montoro (PSDB), Waldir Agnello (PTB), Roberto Morais (PPS) e Estevam Galvão (DEM) e deputado Chico Sardelli (PV). O líder do PSDB na Casa, Celso Giglio, também fazia parte da comissão, mas cedeu o seu lugar para Montoro esta semana.

Ontem, o presidente da comissão avaliou que este não é o melhor momento para fazer o depoimento do tesoureiro do PT. "Em princípio, acho que deveríamos aprofundar mais nas investigações e nas denúncias e diagnosticar a cooperativa [antes de ouvir Vaccari]", afirmou Moreira.
Para Moreira, seria preciso ouvir outras pessoas para embasar o depoimento de Vaccari. No entanto, o deputado afirmou que irá votar os requerimentos amanhã. "Precisamos discutir a pertinência do pedido." Moreira nega que as investigações da comissão serão influenciadas pela eleição, que acontece daqui seis meses.

O PT diz que a convocação de Vaccari serve para esclarecer as suspeitas que pairam sobre ele. O partido argumenta que como ele já falou ao Senado e, por isso, não há problema de passar pelo depoimento na Assembleia.

Depoimento no Senado

Na semana passada, Vaccari foi com o advogado da cooperativa, Pedro Dallari, no depoimento ao Senado. Ele se esquivou de participar de acareação com o corretor de câmbio Lúcio Bolonha Funaro, que acusou o petista em depoimento ao Ministério Público de desviar recursos da Bancoop para o esquema do mensalão do partido.
Pressionado pela oposição para aceitar uma acareação com o corretor, Vaccari disse que precisa consultar o partido antes de decidir sobre o pedido. "Falo para os senhores, com todos os outros. Isso [acareação] temos que discutir depois com a direção partidária", afirmou.

Vaccari disse desconhecer qualquer desvio de verbas da cooperativa para beneficiar o ex-ministro José Dirceu. Em 2005, na série de depoimentos que prestou ao Ministério Público Federal, Funaro acusa o ex-ministro de se beneficiar pessoalmente dos negócios fechados por fundos de pensão sob controle do PT. Funaro teria afirmado que tanto Dirceu quanto o PT teriam recebido "por fora" comissões de R$ 5,5 milhões.

Investigações

Na semana passada, Blat negou convite das Comissões de Meio Ambiente, Fiscalização e Controle e Direitos Humanos do Senado para prestar depoimento sobre as investigações do caso. Em ofício encaminhado às comissões, Blat disse que tinha compromissos anteriormente marcados que o impediam de comparecer ao Senado.
A expectativa é do promotor é terminar este mês a análise final dos documentos apreendidos sobre as supostas irregularidades cometidas na Bancoop. Segundo o Ministério Público de São Paulo, depois dessa análise, o promotor irá avaliar se apresentará uma denúncia formal na Justiça contra a cooperativa e seus dirigentes, incluindo o tesoureiro do PT.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u717508.shtml





forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos