Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fundador do PT decepcionado!

Ir para baixo

Fundador do PT decepcionado! Empty Fundador do PT decepcionado!

Mensagem  forum vitimas Bancoop Dom Ago 31 2008, 00:35

Fundador do PT decepcionado!
'O Brasil está à deriva', diz fundador do PT'



Tatiana Farah*



Fundador do PT, o jurista Hélio Bicudo, 83 anos, está decepcionado com seu partido e com o governo Lula. Acha que os petistas como ele, que já levantaram a bandeira da ética na política, podem ser confundidos com qualquer um que "passou a mão" no dinheiro público. Para Bicudo, "o Brasil está à deriva" e as novas composições do governo não são promissoras. O jurista integrou uma comissão de sindicância no PT, em 1997, para apurar outro escândalo, o caso Cepem, que envolveu Roberto Teixeira, empresário e compadre de Lula. O processo foi arquivado, mas o autor das denúncias, Paulo de Tarso Venceslau, acabou expulso do PT. Bicudo falou ao GLOBO antes de embarcar para Portugal de férias.



Em 2002 o senhor disse, sobre a aliança com o PL, que, para ir ao céu, Lula não precisava passar pelo inferno. É o inferno?

HÉLIO BICUDO: Não havia motivo para o PT se aliar a um partido conservador. A esquerda é incompatível com a direita. Lula poderia prescindir da aliança com o PL. E vem a história da governabilidade: "Se você não tem maioria, você não tem governabilidade". Não é verdade. A Constituição dá instrumentos, como o veto e as medidas provisórias, que garantem governabilidade. Você tem a opinião pública, que o presidente usa para pressionar o Congresso a tomar atitudes.



Mesmo com vetos, Mps, maioria no Congresso e, agora, suspeita de mensalão, o governo não aprovou as reformas. O que houve?

BICUDO: Este é o grande equívoco de perseguir um estilo de fazer política que já está ultrapassado. Quais foram os grandes projetos aprovados pelo governo Lula? A Previdência está empacada. A reforma tributária idem. Ele fez uma reforma maquiada do Judiciário, que, muito ao contrário de aperfeiçoá-lo, o distanciou mais ainda do povo.



O senhor está satisfeito com o governo?

BICUDO: Não. Eu estou frustrado em minhas expectativas do que seria um governo do PT. Eu jamais poderia imaginar o que está ocorrendo hoje no processo político.



O senhor está mais desapontado como petista do que como cidadão?

BICUDO: Sim. Porque se você defendia as bandeiras éticas do PT, você na rua é apontado como qualquer um que passou a mão no dinheiro público.



O senhor acha que eles "passaram a mão" em dinheiro?

BICUDO: Isso é uma coisa que está sendo apurada. Eu não adiantaria o meu juízo. Na opinião pública, é o que passa.



O senhor é amigo do José Genoino?

BICUDO: Sou.



O senhor acredita que ele seja inocente?

BICUDO: Nessas coisas não adianta a gente acreditar ou deixar de acreditar.



O senhor acha que seja possível Genoino assinar um documento sem ter visto?

BICUDO: O Fernando Henrique também assinou.



O senhor já tinha ouvido falar em Marcos Valério?

BICUDO: Não. Eu ouvi falar dele agora, com essas denúncias.



O senhor acha promíscua a relação de Valério com o PT?

BICUDO: Eu acho que pelo menos não é ética.



Delúbio pode ser comparado ao PC Farias?

BICUDO: Não, não. Porque, indo mais longe, você ia querer comparar Lula a Collor e isso é incomparável. Collor demonstrou que se entregou e entregou o país à corrupção. Não é o caso do presidente Lula.



Lula pode sofrer um processo de impeachment?

BICUDO: Esta é uma pergunta difícil, pois não estou nas apurações. Mas até este instante ele está sendo preservado até pelos próprios denunciantes.



As medidas que Lula tem tomado, como o afastamento de José Dirceu e o pacote anticorrupção, são eficazes?

BICUDO: O pacote é uma coisa que se fala, se fala e não se faz. Essas atuações da PF, muitas delas ilegais, não levam a nada. Uma luta contra a corrupção se faz no dia-a-dia da administração pública. Aqui no Brasil vigora a mais profunda impunidade. A impunidade é a regra.



O que aconteceu com o PT?

BICUDO: Os dirigentes do PT, em busca da governabilidade, não souberam aproveitar o instante da eleição do Lula para dar uma reviravolta no sistema de compra de voto, de compra de parlamentares, que é a tradição da política brasileira desde o tempo da República Velha.



Hoje o PT é um partido igual a qualquer outro?

BICUDO: Não. Ainda há forças no PT que buscam a realização de uma política em que a ética seja o fundamento maior. Agora, em vez de aproveitar o momento para dar uma reviravolta, mantém-se o mesmo sistema. O presidente perde o poder que ele realmente deveria ter. O governo perde a governabilidade. A atuação do governo junto ao Parlamento não leva a dizer que, hoje, estejamos sendo governados. O Brasil está à deriva.



O senhor ainda é petista?

BICUDO: Sim, e vou continuar sendo.



Qual a saída para Lula?

BICUDO: Governar com minoria.



Que nomes seriam capazes de unir o partido?

BICUDO: Tem muitas pessoas que são militantes do PT que foram e estão sendo ignoradas pelo PT. Há nomes: Antonio Candido, Marilena Chauí, Paul Singer.



O PT confundiu o que era governo e o que era partido?

BICUDO: Eu acho que, assumindo o governo, o PT quis demonstrar que, enquanto partido, seria capaz de governar o país e daí houve o... Bem, eu não diria o aparelhamento do governo. O PT, nessa ânsia de governabilidade, buscou o modo tradicional. Todos os partidos brasileiros fazem desse modo. Eu não concordo com isso.



O que mais decepciona o senhor: o PT ou o governo?

BICUDO: O governo.



Lula havia lhe prometido uma embaixada, o que não ocorreu. O senhor ficou magoado?

BICUDO: Não fiquei magoado. Não preciso disso para minha realização pessoal. Mas realmente conversamos sobre isso. Se eu tivesse feito essa promessa, eu a teria cumprido.

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos