Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máfia da casa própria atua até no Congresso Nacional

Ir para baixo

Máfia da casa própria atua até no Congresso Nacional Empty Máfia da casa própria atua até no Congresso Nacional

Mensagem  forum vitimas Bancoop Seg Ago 03 2009, 10:35

Máfia da casa própria atua até no Congresso Nacional

Helena Mader - Do Correio Braziliense

http://noticias.lugarcerto.com.br/imoveis_correiobraziliense/template_interna_noticias,id_noticias=31168&id_sessoes=198/template_interna_noticias.shtml


25/07/2009 - O golpe da casa própria não faz vítimas apenas em cidades como Santa Maria, Planaltina e São Sebastião. A cobrança indevida pelo cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida é realizada também dentro do Senado Federal.

Uma cooperativa habitacional de servidores do Congresso Nacional recolhe taxas de inscrição de interessados em participar do projeto. A promessa é que os associados receberão apartamentos subsidiados até o fim deste ano. Mas a Caixa Econômica Federal alerta que não autoriza entidades não governamentais a cadastrar pessoas em busca de moradia. A instituição também informa que ninguém precisa pagar para aderir ao projeto do governo federal, coordenado pelo Ministério das Cidades. Vítimas do golpe querem denunciar a cobrança ilegal à polícia. Os responsáveis pela Coopercongresso podem responder por estelionato.

A sede da Cooperativa Habitacional dos Empregados, Prestadores de Serviços e Funcionários do Congresso Nacional funciona no prédio de apoio do Senado, atrás do Palácio do Planalto. Na sala, há cartazes sobre o cadastro para o Minha Casa, Minha Vida e fichas de inscrição. No site do Senado, também há informações sobre o programa e até maquetes dos imóveis que supostamente seriam entregues pela cooperativa. “A Coopercongresso lançou em 2 de julho o programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que contemplará você, prestador de serviço que ganha de 0 a 3 salários mínimos”, indica a página eletrônica da cooperativa (veja fac-símile), com logotipo do Senado.

As maquetes divulgadas pela Coopercongresso são mais um chamariz para atrair os associados. A cooperativa usa imagens para mostrar como seriam os apartamentos, em Cidade Ocidental (GO). Elas, entretanto, pouco lembram unidades imobiliárias destinadas a pessoas de classe baixa. A sala tem televisão de LCD e os quartos são decorados com móveis modernos. As imagens não passam de uma ilustração, mas ajudam na hora de ludibriar os futuros associados. Segundo o site, o prédio teria até salão gourmet.

Uma das vítimas da cooperativa do Congresso Nacional foi o pintor Clayton (nome fictício), 23 anos. A mãe do rapaz trabalha como doméstica na casa de um servidor do Senado. O patrão a alertou sobre a proposta da Coopercongresso, depois de receber uma mensagem pela intranet do Senado. A mãe de Clayton fez a inscrição e avisou irmãos e sobrinhos sobre a oportunidade. Ao todo, sete pessoas da família pagaram R$ 20 cada uma pela inscrição.

“Parecia coisa séria”

Clayton mora de aluguel no Itapoã com a mulher e a filha, de 9 meses. “Nosso sonho é ter a casa própria. Quando minha mãe me falou sobre a Coopercongresso, achei que seria a solução. Acreditei que receberia o apartamento, porque a cooperativa funciona no Senado, parecia coisa séria”, lamenta o pintor. Ele tem receio de mostrar o rosto. “Não sei quem está por trás disso. Tenho medo de me perseguirem depois e eu ficar sem a minha casa”, diz. Para chegar à cooperativa, os futuros associados usam o serviço de transportes com vans do Senado.

A promessa que Clayton ouviu dos funcionários da cooperativa é que o apartamento em Cidade Ocidental seria entregue até dezembro. Para isso, ele teria que pagar R$ 20 da taxa de inscrição e mais um valor mensal de
R$ 15.

Se o associado trabalha no Congresso Nacional, o desconto é feito na folha de pagamento. No caso do pintor, que não tem vínculo empregatício com o Legislativo, os boletos bancários foram enviados para a residência. “Eles falaram que os 2 mil primeiros inscritos estavam garantidos.

Como meu número de cadastro é 1.194, achei que tudo estava bem encaminhado. Se for mesmo uma enganação, vou procurar a polícia”, conta.

O Correio foi à sede da Coopercongresso ontem de manhã e telefonou para lá durante toda a tarde, mas a presidente da entidade, Eunice Aparecida Gomes, não retornou as ligações. A assessoria de imprensa do Senado informou que a cooperativa não tem relação com a administração da Casa. A direção do Senado apenas cedeu um espaço à Coopercongresso.

A reportagem também questionou a Caixa Econômica sobre a atuação da entidade.

Em nota oficial, o banco estatal informou que não possui convênio diretamente com nenhuma associação para o cadastramento de famílias para o programa Minha Casa, Minha Vida.

“No caso de inscrições junto aos municípios, é de inteira responsabilidade destes a eventual contratação de terceiros para realizar as inscrições”, informa a nota.

No Distrito Federal, apenas a Secretaria de Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), tem competência para cadastrar pessoas e indicar à Caixa quem se enquadra no programa.


Fora da lista

A Coopercongresso divulgou na internet maquetes eletrônicas de como seriam os apartamentos na Cidade Ocidental com os quais os associados seriam contemplados.

Mas o referido município goiano nem sequer aparece na lista de cidades que já assinaram o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida. No estado de Goiás, são apenas 31 municípios cadastrados no momento. Águas Lindas, Valparaíso, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto são os únicos do Entorno que aparecem na lista.[u]

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos