Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BANCOOP: O PT E O "CANSEI" DE MÃOS DADAS?

Ir para baixo

BANCOOP: O PT E O "CANSEI" DE MÃOS DADAS? Empty BANCOOP: O PT E O "CANSEI" DE MÃOS DADAS?

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui Set 04 2008, 18:01

BANCOOP: O PT E O "CANSEI" DE MÃOS DADAS?

BANCOOP: O PT E O "CANSEI" DE MÃOS DADAS?

Muita gente disse que o "Cansei" era um movimento golpista. Eu sinceramente achava ridículo, e olhe lá. Nunca imaginei que meia dúzia de dondocas e dondocos dariam golpe algum. Fariam aquele "fuá" e pronto.

Provei, aqui neste espaço, que a "lotação da praça da Sé" foi uma farsa - tanto que o movimento naquele dia foi IDÊNTICO ao de TODOS OS DEMAIS DIAS DO ANO - os dados eram objetivos. Um fiasco, portanto.

Petistas comemoraram, é verdade, e tinham lá sua razão. No Fla x Flu da blogosfera política, isso faz parte do jogo.

Mas o que dizer agora que D'Urso, o fundador "oficial" do Movimento Cansei responde pela Bancoop, a Cooperativa dos Bancários que está em via de sofrer uma investigação pela Assembléia Legislativa Paulista - e cujas acusações recaem sobre seu fundador, nada menos que Berzoini, o PRESIDENTE NACIONAL DO PT?

Sim, é isso mesmo: D'Urso, o Presidente da OAB, além de ser advogado do Casal Renascer é também advogado da Bancoop e inclusive redige notas à imprensa em nome da Cooperativa. Na prática, é o "Cansei" defendendo o Presidente do PT.

Mas vamos à história...

Acusações
Neste mês, saiu no jornal O Estado de São Paulo uma reportagem contra a Cooperativa dos Bancários, fundada pelo atual Presidente do PT. Trechos abaixo:

"Para promotor, Bancoop é uma 'organização criminosa' - SÃO PAULO - Mais que uma empresa particular, a Bancoop é uma organização criminosa que visa dinheiro e poder à custa de muitas famílias que acreditaram num projeto habitacional e tiveram seus bens efetivamente dilapidados ao longo dos anos, inclusive para financiamento de campanhas eleitorais do PT, declarou ontem o promotor de Justiça José Carlos Blat, em depoimento na Assembléia, à Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor. Blat conduz investigação sobre a Bancoop, que milhares de cooperados acusam de não cumprir contratos e não entregar as chaves dos imóveis que adquiriram. O promotor depôs no Auditório Franco Montoro, transformado em palco de protestos por cerca de 400 manifestantes, que estenderam faixas por todos os cantos, uma delas cobrando intervenção do presidente Lula, ele próprio dono de um apartamento da Bancoop - já entregue (...)" (grifos nossos)

São tantos os escândalos que acabei escolhendo Varig, Alstom, Telemar/Lulinha e alguns outros; passei batido pela Bancoop. Hoje é que um amigo indicou uma nota do Cláudio Humberto (segue abaixo, na íntegra); e então resolvi falar a respeito:

"23/06/2008 | 22:31 - Cooperados da Bancoop querem CPI na Assembléia Legislativa paulista - Cerca de trezentos cooperados da Cooperativa Nacional dos Bancários (Bancoop), investigada pela Polícia Civil e Ministério Público em São Paulo por formação de quadrilha, estelionato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita, enfrentaram garoa e vento gelado para pedir apoio da Assembléia Legislativa paulista para solucionar os graves problemas que enfrentam, entre eles cobrança de imóveis já escriturados, obras paradas e imóveis não entregues. Querem a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito inicialmente em São Paulo e, depois, no Congresso, em Brasília. O presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, que não foi à primeira reunião na Comissão de Defesa do Consumidor, dia 23, não apareceu, alegando "compromissos inadiáveis". Os cooperados dizem que o próprio Vaccari, suplente do senador petista Eduardo Suplicy, escolheu a data de hoje. Os deputados presentes à Comissão garantiram que suas bancadas assinarão em bloco o pedido de CPI. Eles receberam o resumo de noventa e sete sentenças condenando a Bancoop. As supostas fraudes chegariam a R$100 milhões. Os principais investidores foram fundos de pensão de estatais. A primeira-dama, d. Marisa, comprou um tríplex no Guarujá através da cooperativa. As obras no apartamento, que consta da declaração de bens do presidente Lula, estão atrasadas." (grifos nossos)

Pois é, pois é... E agora?

O PT poderia negociar essa CPI com a da Alstom, que tal? Mas não no abafa-aí-que-eu-abafo-aqui, e sim no investiga-aí-que-eu-investigo-aqui. Será? Só rindo, mesmo...

Defesa
D'Urso - Presidente da OAB/SP, fundador do "Cansei" e advogado da Renascer - é o responsável pela defesa da Bancoop. Seu papel é representá-la em juízo e, havendo êxito, o Presidente do PT, Berzoini, também sai livre nessa história.

Profissionalismo à parte, até que os compromissos cívicos do ex-líder do Cansei não são lá tão tenazes quanto pareciam, né? Mas, pelo menos, é um profissional declaradamente contratado (há gente defendendo a Cooperativa por razões bem pouco republicanas, e não são nem advogados).

Abaixo, trechos de uma nota de D'Urso, talvez um tanto diferente aos que se acostumaram com o teor dos comunicados do "Cansei", mas de fato muito parecidas com aquelas de quando o processo contra o "casal Renascer" estava em evidência:

"NOTA À IMPRENSA - A Bancoop - Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo, por seu advogado, vem a público e à imprensa, esclarecer que é uma entidade destinada à construção de imóveis aos seus cooperados, desde 1996, tendo honrado sempre com seus compromissos e pautado sua conduta pela legalidade de suas ações. Não são verdadeiras as afirmações constantes da reportagem divulgada no Jornal da Band, da Rede Bandeirantes de Televisão, em 24 de março p.p., onde se mencionou que a Bancoop pegou mais de 100 milhões de reais, de 15 mil famílias e simplesmente quebrou, e ainda que teria financiado campanhas políticas. Nada mais absurdo. Não existe falência alguma, nem tampouco qualquer pedido de falência. A natureza jurídica de cooperativa, pela lei, não está sujeita a falência. Portanto a informação está errada. Em outras palavras, a Bancoop não está quebrada, nem poderia quebrar. Caso ocorresse inadimplência de seus cooperados que deixassem de pagar à Bancoop, a conseqüência seria a paralisação das obras, nada mais. É verdade que alguns de seus empreendimentos encontram-se atrasados face ao cronograma de obras e seu fluxo de caixa, mas isso se deve a problemas, cujas soluções já estão encaminhadas. Não houve contribuição à campanhas políticas. Esclarece-se que a Bancoop é entidade apartidária, não financiando em momento algum campanhas políticas de quem quer que seja. Assim, o conteúdo da referida reportagem não procede, o que poderia ser esclarecido caso tivessem apurado melhor antes de levar ao ar matéria inverídica e improcedente. Cumpre ressaltar, no entanto, a temeridade da assertiva da reportagem. Além de não ser verdadeira, acabou por gerar pânico em todos os demais cooperados. É a presente, pois, para esclarecer a verdade e afirmar que a Banccop não quebrou, não "pegou" o dinheiro de ninguém, nem financiou campanhas políticas. Continua ela cumprindo fielmente sua finalidade, na construção de moradias a seus cooperados e nada mais. Assim, a Bancoop tomará todas as medidas cabíveis, objetivando restabelecer a verdade e proteger os interesses de seus cooperados e sua reputação. - Prof. Dr. Luiz Flávio Borges D'Urso - Advogado" (grifos nossos)

Além da crase antes de "campanhas políticas", que causa espécie em razão da graduação acadêmica do signatário, um outro trecho me parece ainda mais estranho: "...mas isso se deve a problemas, cujas soluções já estão encaminhadas".

Um gênio da retórica!

Outros Defensores...

A principal acusação contra a Cooperativa é a de desviar dinheiro para custear campanhas políticas. Desse modo, não me parece razoável quando a defesa da Bancoop vem justamente de sócios de empresas que faturaram uma grana com campanha eleitoral de algum dos acusados.

Dilemas Petistas
E agora? Defender Berzoini e concordar com D'Urso? Atacar o fundador do "Cansei" e espirrar no Presidente do PT? Descer o sarrafo nesse esquema todo e complicar a vida até da mulher do Lula?

http://www.interney.net/blogs/imprensamarrom/2008/06/24/bancoop_o_pt_e_o_cansei_de_maos_dadas/

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos