Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

JUIZ MANDA ARRUMAR DEFICIENCIAS

Ir para baixo

JUIZ MANDA ARRUMAR DEFICIENCIAS Empty JUIZ MANDA ARRUMAR DEFICIENCIAS

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Ago 30 2008, 19:38

Fórum Central Civel João Mendes Júnior - Processo nº: 583.00.2006.193583-6

parte(s) do processo local físico incidentes andamentos súmulas e sentenças
Processo CÍVEL
Comarca/Fórum Fórum Central Civel João Mendes Júnior
Processo Nº 583.00.2006.193583-6
Cartório/Vara 26ª. Vara Cível
Competência Cível
Nº de Ordem/Controle 1374/2006
Grupo Cível
Ação Outros Feitos Não Especificados
Tipo de Distribuição Livre
Distribuído em 23/08/2006 às 14h 05m 38s
Moeda Real
Valor da Causa 1.000,00
Qtde. Autor(s) 1
Qtde. Réu(s) 1

PARTE(S) DO PROCESSO [Topo]
Requerido BANCOOP COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO
Advogado: 120662/SP ALEXANDRE CESTARI RUOZZI
Advogado: 13492/SP GLEZIO ANTONIO ROCHA
Requerente CONDOMÍNIO EDIFÍCIO SAINT PHELIPE
Advogado: 180786/SP ALEXANDRE GONÇALVES RAMOS

26ª Vara Cível Central da Capital Controle nº 1374/06 C O N C L U S Ã O Em 28 de janeiro de 2008 faço estes autos conclusos ao MM. Juiz de Direito, Dr. CARLOS EDUARDO BORGES FANTACINI. Eu,___________, Escr., subscrevo. Vistos.

a acao

CONDOMÍNIO EDIFÍCIO SAINT PHELIPE move AÇÃO DE OBRIGAÇÃOD E FAZER, pelo rito ORDINÁRIO, contra BANCOOP COOPERATIVA HABITACIONAL DOS BANCÁRIOS DE SÃO PAULO, alegando, em suma, que o edifício foi construído pela ré, com auto de conclusão da obra expedido em 8 de outubro de 2005, apresentando diversos defeitos, que pretende ver reparados.


bancoop comenta


Contestação a fls. 158/171, com os seguintes argumentos de mérito, em suma: é uma cooperativa, sem finalidade de lucro, visando o acesso à casa própria; vem sendo tomadas medidas para resolver os problemas da cooperativa; a relação entre as partes está ao abrigo da lei das cooperativas; não houve adesão e não se aplica o Código de Defesa do Consumidor; trata-se de a construção por valor estimado, e não por preço fechado; é o sistema de autofinanciamento, onde o custo da obra é rateado entre os cooperados; ocorreu o desequilíbrio financeiro, o que obrigou a remanejamento de verbas destinadas a outros empreendimentos; o empreendimento em questão apresenta déficit; parte dos defeitos foram sanados; não existem recursos para sanar os defeitos. Réplica a fls. 211/4. Saneador a fls. 217. Laudo pericial a fls. 294/441; parecer do assistente técnico da ré a fls. 455/466.


JUIZ DECIDE


É o relatório. D E C I D O.

A despeito da tergiversação da ré (BANCOOP), os fatos restaram parte incontroversos e parte comprovados pela perícia, com a qual concordou quase que integralmente o assistente técnico da ré, não havendo impugnação que afaste a plena idoneidade e correção do laudo pericial, que merece inteira acolhida.

Cuidam os autos de responsabilidade civil contratual decorrente da execução de obra levada a efeito pela ré;(BANCOOP) embora cooperativa, por força da relação entre as partes, e dentro do princípio da boa-fé objetiva, estava a ré (BANCOOP)obrigada a aplicar toda a sua diligência na execução do contrato, responsável, inequivocamente, pelo resultado final da obra.

É certo que agiu com culpa ao não fiscalizar e exigir da construtora o emprego de boa técnica, o que acarretou diversos danos que tornam o imóvel inadequado, ainda que em parte, ao fim a que se destina. Convém lembrar que não se exige que a culpa do construtor ou incorporador seja grave, para responsabilizá-lo.

Para tanto, basta a culpa leve, desde que haja o dano.

Não resta dúvida, conforme demonstram as fotografias e foi bem constatado pelo perito, que houve uma sucessão de erros de execução, demonstrando imperícia e negligência.

A má administração da cooperativa(BANCOOP) e sua notória situação de insolvência, com no mínimo centenas de processos neste fórum, evidentemente não tem o condão de eximi-la da obrigação de reparar os danos por ela causados. Nem tampouco a existência de suposto saldo devedor do custo da obra, objeto estranho a estes autos, a exonera da obrigação aqui almejada.

Como há prova inequívoca do alegado, com reconhecimento, ainda que parcial, da ré (BANCOOP)e de seu assistente técnico, quanto aos defeitos existentes; e diante do risco de que tais defeitos se agravem, comprometendo inclusive a segurança do edifício, é de ser concedida a antecipação da tutela, como requerido.

POR todo o exposto, e pelo que mais dos autos consta, JULGO PROCEDENTE o pedido para condenar a ré a reparar todos os defeitos da obra constatados pelo perito, devendo dar início às obras no prazo máximo de 30 dias e concluí-las no prazo de máximo de 3 meses (a contar de seu início), sujeitando-se sua correção e perfeição a nova vistoria pericial.

Sob pena de incidir em multa diária de R$ 3.000,00, executável de imediato nestes próprios autos.

Atribuo à presente sentença o efeito de tutela antecipada, pelo que fica a ré (BANCOOP)desde já, a partir da publicação, na pessoa de seu patrono, intimada ao cumprimento imediato, nos termos determinados, posto que eventual apelação não terá efeito suspensivo.

Condeno a ré (BANCOOP)a suportar despesas processuais, sendo honorários advocatícios ora arbitrados em R$ 1.800,00 (art. 20, § 4º, CPC). P. R. I. C. São Paulo, 7 de fevereiro de 2008. CARLOS EDUARDO BORGES FANTACINI Juiz de Direito

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos