19 03 18 - MPF: defesa de Lula age para fomentar ‘teorias conspiratórias’ no caso triplex

Ir em baixo

19 03 18 - MPF: defesa de Lula age para fomentar ‘teorias conspiratórias’ no caso triplex

Mensagem  forum vitimas Bancoop em Seg Mar 19 2018, 22:28

MPF: defesa de Lula age para fomentar ‘teorias conspiratórias’ no caso triplex


Manifestação é uma resposta aos novos pedidos dos advogados do petista contra a condenação pelo TRF4


Márcio Falcão


19/03/2018 – 16:15


https://www.scribd.com/document/374328669/mpf-gerun-triplex-oas-bancoop-19-03-18





E m manifestação ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o Ministério Público Federal afirmou que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva age com “má-fé” e para fomentar “teorias conspiratórias”  que reverberam entre os seguidores do petista. 


A avaliação é do procurador regional da República da 4ª Região Mauricio Gotardo Gerum ao defender que o tribunal rejeite novos pedidos feitos pelos advogados do ex-presidente na apelação contra a condenação no caso triplex, no âmbito da Lava Jato. 




(Leia a íntegra do parecer)




Gerum afirmou que ultrapassado o prazo recursal, devidamente utilizado pela defesa, é inviável o conhecimento de petições que procuram emendar o recurso interposto. 


Com o parecer, o relator da Lava Jato no TRF4, Gebran Neto, pode liberar os embargos declaratórios de Lula para julgamento. O magistrado já afirmou que a análise será comunicada com até 48 h de antecedência.




A  defesa de Lula protocolou na sexta no TRF4 novos documentos que, segundo os advogados, confirmam a nulidade do processo relativo ao “tríplex” e a inocência de Lula. Entre os novos elementos, estão uma suposta cooperação informal de autoridades norte-americanas que teriam atuado na “construção do caso” Lava Jato, o depoimento de Márcio Faria, ex-executivo da Odebrecht, afirmando que a OAS não efetuou o pagamento de vantagem indevida ao PT em relação a contratos firmados entre a Petrobras e o Consórcio Rnest/Cones. 


Os advogados dizem que o material “reclamam a necessidade de o TRF4, ao julgar os embargos de declaração, proclamar a nulidade de todo o processo ou, então, absolver o ex-presidente Lula.


“Em verdade, embora no correr da Operação Lava Jato diversos pedidos de cooperação internacional tenham sido firmados( segundo o site da Procuradoria da República no Paraná, 395, sendo 215 pedidos ativos para 42 países e 180 pedidos passivos de 31 países), não é o caso deste processo, que trabalhou essencialmente com as provas colhidas em território nacional”, escreveu o procurador.


“De tão despropositada que se mostra, muito difícil de se afastar a ideia de que, ao apresentar esta prova, a destempo, e nas vésperas do julgamento dos embargos de declaração, dirigiu-se a defesa não a esta Corte, mas à imprensa, talvez, até mesmo, para fomentar teorias conspiratórias que reverberam entre os seguidores do ex-presidente Lula”, completou.


Para o MP, ao confundir a cooperação internacional com os eventuais acordos de colaboração firmados com testemunhas ouvidas neste processo, cria, artificialmente, um ponto a ser explorado a título de cerceamento de defesa.


“O que os autos demonstraram foi que a OAS claramente assumiu sua parcela de responsabilidade no esquema com o PT, tanto é que ficou suficientemente comprovado que foi por conta dela que se responsabilizou pelo triplex para o réu Luiz Inácio.  Importante lembrar que os acertos com a OAS sempre foram feitos entre João Vaccari Neto e José Adelmário, não havendo elementos nos autos indicando que desse acerto Márcio Faria tinha conhecimento.


 Assim, é efetivamente possível que a Odebrecht também tenha pago propina ao PT, que pode até ter recebido em duplicidade seu percentual de 1%. Isso, no entanto, em nada afeta o consistente conjunto probatório que levou à condenação do réu Luiz
Inácio.”

https://www.jota.info/justica/mpf-defesa-de-lula-age-para-fomentar-teorias-conspiratorias-no-caso-triplex-19032018

Márcio Falcão – Brasília

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 6967
Data de inscrição : 25/08/2008

http://bancoop.forumotion.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum