Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Defesa de Lula protocola fundamentação contra condenação triplex

Ir para baixo

Defesa de Lula protocola fundamentação  contra condenação triplex Empty Defesa de Lula protocola fundamentação contra condenação triplex

Mensagem  forum vitimas Bancoop Ter Set 12 2017, 00:24

Defesa de Lula protocola fundamentação de recurso contra 
condenação no caso do triplex





Documento de 491 páginas chegou ao sistema às 21h05, de acordo com a assessoria de imprensa 

do tribunal. 



Além de apresentarem argumentos pela inocência de Lula, advogados pedem que 

o ex-presidente conceda depoimento diretamente ao TRF4.



11/09/2017 23h01  Atualizado há 1 hora



A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou nesta segunda-feira (11) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), com sede em Porto Alegre, a fundamentação do recurso contra a condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em razão do triplex no Guarujá. O documento de 491 páginas chegou ao sistema às 21h05, de acordo com a assessoria de imprensa do tribunal.

Além de apresentar os argumentos pela inocência de Lula, os advogados pedem que o ex-presidente conceda um depoimento diretamente ao TRF4. "O pedido foi baseado na demonstração de que o juiz de primeiro grau jamais teve interesse em apurar a realidade dos fatos e atuou como verdadeiro acusador: enquanto o MPF fez 138 perguntas a Lula durante o seu interrogatório, o juiz formulou 347 questões ao ex-Presidente, a maior parte delas sem qualquer relação com o processo", diz nota encaminhada pela defesa.

No dia 12 de junho, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba, condenou o ex-presidente a 9 anos e 6 meses, com direito a recorrer em liberdade. Os advogados de Lula ingressaram com recurso na Justiça Federal no Paraná, no dia 31 de junho, para entregar nesta segunda os argumentos que vão basear a apelação.

Ainda de acordo com a nota da defesa do ex-presidente, o documento registrado no TRF4 destaca que o próprio juiz Sérgio Moro reconheceu que não há valores de contratos firmados pela Petrobras usados em benefício de Lula. Além disso, diz o texto, o magistrado indeferiu o uso de provas da inocência do político.

A nota prossegue afirmando que a acusação julgada na sentença não foi a mesma apresentada pela Força Tarefa da Lava Jato em setembro do ano passado. Além disso, os advogados dizem que o crime de corrupção passiva depende da participação de algum funcionário público, e contestam os depoimentos dos corréus Leo Pinheiro e Agenor Magalhães Medeiros, que segundo eles serviram como base para a condenação.

"Pinheiro e Medeiros foram ouvidos sem o compromisso de dizer a verdade e com o claro objetivo de apresentarem uma falsa versão incriminadora contra Lula em troca de benefícios diversos, inclusive a diminuição substancial da pena que lhes foram impostas."



O que diz a sentença




Em sua decisão, Moro afirma que há provas de que Lula recebeu propina da empreiteira OAS no caso do triplex em Guarujá, no litoral paulista. Para o juiz, o imóvel foi entregue ao ex-presidente como contrapartida por contratos fraudulentos que a empreiteira fechou com a Petrobras.

Lula nega as acusações, e na avaliação dos advogados que o representam, Moro teve atuação política na sentença.

Por "falta de prova suficiente da materialidade", o juiz absolveu Lula das acusações de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo o armazenamento do acervo presidencial numa transportadora, que teria sido pago pela empresa OAS.





http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/defesa-de-lula-protocola-fundamentacao-de-recurso-contra-condenacao-no-caso-do-triplex.ghtml

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos