Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PF indicia Vaccari outra vez - ESTADO DE SP

Ir para baixo

PF indicia Vaccari outra vez - ESTADO DE SP Empty PF indicia Vaccari outra vez - ESTADO DE SP

Mensagem  forum vitimas Bancoop Ter Nov 08 2016, 09:58

PF indicia Vaccari outra vez e executivos da Carioca por corrupção em 4 obras da Petrobrás



Relatório da Federal aponta propina no Gasoduto Coari-Manaus, Píer de GNL, Terminal Aquaviário
 de Barra do Riacho e Fazenda de Fertilizantes; ex-tesoureiro do PT, preso desde abril de 2015, 
é acusado de corrupção e associação criminosa



Julia Affonso, Fausto Macedo e Ricardo Brandt
08 Novembro 2016 | 05h35

PF indicia Vaccari outra vez - ESTADO DE SP Vaccari-luis-macedo-camara-dp-div-1024x670
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari. Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A Polícia Federal indiciou criminalmente, mais uma vez, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto na Operação Lava Jato. 
Já condenado em três ações penais a 31 anos de prisão, Vaccari agora foi enquadrado pela PF por corrupção e associação criminosa.


[size=32]Documento[/size]




  • O INDICIAMENTO   PDF






[size=32]Documento[/size]




  • RELATÓRIO FINAL DA PF   PDF




Com ele foram indiciados dois executivos ligados à Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior – estes por corrupção ativa, associação criminosa e crime contra a ordem tributária.


Segundo a delegada federal Renata da Silva Rodrigues, ‘na condição de diretores/conselheiros’ da empreiteira, os executivos autorizaram e determinaram o pagamento de propina no esquema de corrupção instalado na Petrobrás e fraudaram ‘a competitividade de certames licitatórios’ da estatal.


Também foram indiciados neste inquérito o ex-diretor de Serviços da Petrobrás Renato Duque, o ex-gerente executivo da estatal Pedro Barusco e o lobista Mario Góes.


Ricardo Pernambuco, Ricardo Pernambuco Júnior, Mário Góes e Pedro Barusco são delatores da Lava Jato.
Vaccari e Renato Duque foram indiciados por corrupção e associação criminosa.
A PF atribui a Barusco os mesmos crimes e mais lavagem de dinheiro. A Mário Góes foi imputado o crime de lavagem de dinheiro.
De acordo com a delegada, Vaccari teria ‘exigido e recebido vantagem indevida da Carioca, como intermediário do Partido dos Trabalhadores e em concurso com Renato Duque, em 2011, para influenciar em convite para a obra da Fábrica de Fertilizantes em Uberaba/MG’.


O relatório cita o lobista Adir Assad, não indiciado neste caso, mas já condenado na Lava Jato a 9 anos e 10 meses por lavagem de dinheiro e associação criminosa em esquema de propinas da Petrobrás.


“Os recursos foram pagos em espécie a Vaccari, por meio do ‘caixa dois’ da Carioca, o qual contava, entre outras, com empresas do grupo de Adir Assad, já denunciado por sua atuação continuada como lavador de dinheiro”, aponta o relatório.


A Federal afirma ainda no relatório que Pedro Barusco recebeu, por meio de Mário Góes, ‘vantagem indevida paga pelos executivos da Carioca Engenharia, entre 2008 a 2012, a fim de influenciar nos contratos do Gasoduto Coari-Manaus, Píer de GNL e Terminal Aquaviário de Barra do Riacho’.


“Os recursos foram pagos em espécie e também por meio de transferências para contas no Exterior controladas por Mario Góes, de forma a dissimular a origem ilícita dos recursos”, anota a delegada federal Renata da Silva Rodrigues.
No inquérito policial, indiciar corresponde a atribuir a algum suspeito a autoria de determinado ilícito penal.


 Não significa, contudo, que o Ministério Público Federal vai concordar com os argumentos e denunciar os envolvidos.
O ex-tesoureiro do PT já foi condenado em três ações penais da Lava Jato: 15 anos e 4 meses de reclusão, em 21 de setembro de 2015, pelos crimes de corrupção, de lavagem e de associação criminosa, em 18 de maio de 2016 9 anos de prisão pelo crime de corrupção passiva, e em 15 de setembro deste ano, a 6 anos e oito meses de reclusão pelo crime de corrupção passiva. Vaccari ainda responde a mais três ações penais perante a 13ª Vara Federal, em Curitiba, sob a tutela do juiz Sérgio Moro.


http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-indicia-vaccari-outra-vez-e-executivos-da-carioca-por-corrupcao-em-4-obras-da-petrobras/

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos