Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ilegalidades e transgressões no cooperativismo brasileiro - Lewton Burity

Ir para baixo

Ilegalidades e transgressões no cooperativismo brasileiro - Lewton Burity  Empty Ilegalidades e transgressões no cooperativismo brasileiro - Lewton Burity

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui maio 22 2014, 17:33

Ilegalidades e transgressões no cooperativismo brasileiro

Ilegalidades e transgressões no cooperativismo brasileiro - Lewton Burity  Member_169008
Lewton Burity, 1 de maio de 2014

Desde 1999 viemos estudando os conflitos, os litígios e mazelas existentes no movimento cooperativista nacional e conseguimos levantar um conjunto característico de TRANSGRESSÕES GRAVES junto à Lei Federal 5764 de 1971 e aos Princípios do Cooperativismo:


NOTA: Itens Verificáveis em Fiscalização por poderes públicos constituídos, os quais trazemos à luz do discernimento institucional para ação disciplinadora e bloqueadora.

Nestes anos concluímos que quando há litígios, ou reclamações, acolhidos pelo Ministério Público do Trabalho, tem-se como a mais séria causa de fundo a insatisfação do cooperado, sob algum tipo de "abuso trabalhista ou administrativo" decorrente da má pratica de gestão dos dirigentes, ou de grupos de poder que se formam na administração de uma cooperativa. Ou pela deficiente Educação Cooperativista, praticada pela Cooperativa, que não chega a criar a "consciência de cooperado - empresário e dono do próprio negócio".

Transgressões GRAVES junto à Lei Federal 5764/71 e aos princípios do Cooperativismo: Itens Verificáveis em Fiscalização por poderes públicos constituídos.

1. Lei 5764/71 - Art. 47º - Não renovação de 1/3 do Conselho de Administração, perpetuando grupos de poder.

2. Lei 5764/71 - Art. 56º - Não renovação de 1/3 do Conselho Fiscal, perpetuando conivências fiscais junto com o grupo de poder.

3. Lei 5764/71 - Art. 28º - Não formação do Fundo de Reservas - FR e do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES.

4. Lei 5764/71 - Art. 28º - Não aplicação correta do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social - FATES, em benefício dos cooperados.

5. Lei 5764/71 - Art. 38º e 43º - Assembléias Gerais viciadas e lesivas, produzindo decisões nocivas à sociedade.

6. Lei 5764/71 - Art. 52º - Dirigentes que colidem com os interesses da sociedade.

7. Lei 5764/71 - Art. 79º - Atos cooperados entre cooperativas dirigidas pelo mesmo grupo, em que numa o presidente é A e o vice-presidente é B e na outra cooperativa temos o inverso, o presidente é B e o vice-presidente é A .

8. Lei 5764/71 - Art. 80º Item II - Não distribuição das Sobras Líquidas, nem respeito à proporcionalidade em seu rateio quando existe.

9. Lei 5764/71 - Art. 80º Item II - Indução da não consolidação das Sobras Líquidas, para não ter que se proceder a distribuição das mesmas, criando artifícios contábeis para sangria dos "recursos sobrantes" por meios desonestos.

10. Regimento Interno - Desdobramento do Art. 80º - Não distribuição das sobras de contratos aos cooperados que neles trabalharam.

11. Seleção de prestadores de serviços às cooperativas por "aceitação" de comissões, admitidas e embolsadas pelos dirigentes, contratando serviços sem a seleção pelo trinômio: Menor Preço x Melhor Qualidade x Suporte mais profissional no pós venda, e com base em 3 orçamentos ou propostas legítimas de prestação de serviços.

12. Empresas de fachada, ou mesmo "maquiadas", em nome de dirigentes emitindo Notas Fiscais Frias, que não correspondem a nenhum serviço concretamente prestado à cooperativa, para absorver os recursos sobrantes e promover o desvio do dinheiro da sociedade e estas cooperativas apresentam quase sempre "prejuízos suportáveis". Há, inclusive, emissão de Notas Fiscais "superfaturadas". Presença de grandes probabilidades de sonegação fiscal.

13. Ausência proposital da promoção da Educação Cooperativista e das Práticas Operacionais da Rotina da Cooperativa, segundo as leis aplicáveis, de modo a manter hegemonia de gestão e de domínio, sobre os demais cooperados "leigos".

14. Enriquecimento acelerado de dirigentes, em 2 ou 3, por procedimentos não éticos, onde se acumulam grandes patrimônios, ao passo que a sociedade mantêm-se em regime recessivo ou de prosperidade tímida. Presença de grandes probabilidades de sonegação fiscal.

15. Dirigentes embolsando as comissões de venda, de contratos, que são fechados em nome da sociedade, em que recursos da cooperativa foram utilizados comercialmente para fins de desenvolvimento de negócios. Inevitavelmente os pedidos de serviços, ou trabalho, são canalizados para ação executiva dos dirigentes que já são remunerados, por parte dos demais sócios cooperados, para gerenciar a cooperativa. Tal comissionamento deveria ser aplicável às ações comerciais de qualquer cooperado, o qual tem direito de negociar, também, os serviços da cooperativa e ter seu devido comissionamento com as vendas de serviços.

16. Transformação da cooperativa em "agência de emprego" em que dirigentes fazem o agenciamento de mão-de-obra em condições desfavoráveis ao cooperados, nos processos de terceirização, ou de prestação de serviço, impondo condições extremas de abuso ao trabalho. São cooperativas que transgridem as leis aplicáveis.

17. Abertura de cooperativas, por empresas: indústria, serviços e escritórios, com o único objetivo de "redução do custo Brasil", escapando do excesso de imposto e taxas incidentes nas empresas mercantis, mas que se tornam cooperativas que transgridem as leis aplicáveis.

18. Negligenciamento à assistência securitária e previdenciária dos sócios cooperados pela não constituição de um Sistema mínimo de Amparo aos mesmos, que propiciaria uma maior segurança social, com o uso de fundos adequados. Em alguns casos parte do Sistema de Benefícios, quando existente, abrange certos benefícios "inócuos" e que possuem custo representativo que onera a carga de despesas da cooperativa, sem reciprocidade.

19. Contumaz busca do anonimato, em que dirigentes promovem a operação da cooperativa em endereços de "camuflagem", para fugir das fiscalizações dos poderes públicos constituídos, de modo a manter o "status quo" das atividades e preservar interesses fora dos objetivos e dos princípios do Cooperativismo.

20. A negação velada, dos dirigentes, em aceitar orientações e subsídios técnicos e científicos sobre gestão de cooperativas, fundamentada em Monitoramento Científico - Avaliação ou Auditoria do Sistema Cooperativo, a fim de detectar pontos fracos e pontos fortes para correção de "não-conformidades", com base em Lista de Verificação específica, que se configura em Norma de Conduta Ética e Gerencial, para minimizar procedimentos impróprios de administração de cooperativas e certificar modelos de Excelência Cooperativista.

21. Dirigentes de cooperativas, de categorias profissionais reguladas por Conselhos de Classe, a exemplo do CREA, CRM, COREN e etc. que não possuem o devido registro para exercer a administração de atividades em que, mandatoriamente, se obriga que os mesmos sejam profissionais da área e registrados nos respectivos conselhos.

Nestes termos, manifestamos aos cooperados de cooperativas e aos poderes públicos constituídos, a expressão de ocorrências viciosas que afetam Cooperativismo de Trabalho e de Serviços no Brasil, para que procurem estabelecer um mecanismo de fiscalização, de modo a minimizar os abusos aqui relatados e que haja a devida penalidade aos transgressores das Leis Aplicáveis e dos princípios do Cooperativismo, e que se venha a favorecer a perpetuação de tão nobres princípios, de ajuda mútua, e suas aplicações em atividades econômicas cooperativadas.

COOPERADO VERIFIQUE SE SUA COOPERATIVA ESTÁ ISENTA DESTAS OCORRÊNCIAS! FAÇA VOCÊ MESMO, COM SEUS DEMAIS SÓCIOS, UMA AVALIAÇÃO TÉCNICA DELA.













http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/ilegalidades-e-transgressoes-no-cooperativismo-brasileiro/77117/

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos