Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Com Senado esvaziado, Vaccari irá prestar esclarecimentos sobre a Bancoop 29/03

Ir para baixo

Com Senado esvaziado, Vaccari irá prestar esclarecimentos sobre a Bancoop 29/03 Empty Com Senado esvaziado, Vaccari irá prestar esclarecimentos sobre a Bancoop 29/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:06

29/03/2010 - 17h59
Com Senado esvaziado, Vaccari irá prestar esclarecimentos sobre a Bancoop

Publicidade


MÁRCIO FALCÃO
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Na tentativa de evitar o desgaste de uma convocação, a base governista deu aval para que o tesoureiro do PT João Vaccari Neto preste esclarecimentos no Senado sobre as denúncias de irregularidades cometidas na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Vaccari será ouvido nesta terça-feira como convidado em uma sessão conjunta das comissões de Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Ao contrário da convocação, que foi emplacada pela oposição na CPI das ONGs, o convite não obriga as pessoas a responder todas as perguntas e não estabelece que o juramento de que está dizendo a verdade. Na convocação, as declarações podem ter até desdobramentos judiciais.

Vaccari e o advogado da Bancoop, Pedro Dallari, confirmaram presença na sexta-feira. Os governistas apostam ainda na semana esvaziada pelo feriado da Semana Santa para diminuir a pressão em cima do tesoureiro. Segundo o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), não houve nenhuma mudança de postura dos governistas.

"Não teve nenhum recuo, não houve nenhuma mudança de estratégia. O nosso questionamento anterior foi em relação à forma como a convocação foi aprovada em um dia praticamente sem quorum, no apagar das luzes", disse.

Jucá disse que Vaccari, tem pressa para esclarecer qualquer suspeita. "Ele não fez nada de errado e não tem o que esconder. É melhor resolver isso logo", afirmou.

A oposição, no entanto, vai insistir na convocação de Vaccari na CPI das ONGs. "Eu estou na Bancoop. Essa é a nossa investigação. Uma coisa não interfere na outra. Vamos insistir na convocação", disse o presidente da CPI, Heráclito Fortes (DEM-PI).

As comissões também chamaram para audiência o promotor do Ministério Público de São Paulo José Carlos Blat, e o corretor de câmbio, Lúcio Bolonha Funaro. Blat não deve comparecer por problemas de agenda. Funaro foi notificado hoje e ainda não respondeu ao convite.

A expectativa é de que Blat termine em abril a análise final dos documentos apreendidos sobre as supostas irregularidades cometidas na Bancoop. Segundo o Ministério Público de São Paulo, depois dessa análise o promotor irá avaliar se apresentará uma denúncia formal na Justiça contra a cooperativa e seus dirigentes, incluindo o tesoureiro do PT.

Na semana passada, o promotor entregou para o presidente da CPI das ONGs, um relatório de 50 páginas sobre as investigações até o momento.

O relatório afirma que existia uma triangulação financeira entre a consultoria Mizu, a Bancoop e o PT. De acordo com o promotor, cheques da consultoria, registrados como doações ao partido, foram para a Bancoop, que repassa os valores de volta para o PT.

Blat afirma que o sistema servia para mascarar doações ilegais. O mesmo esquema era feito com a construtora Germany, de acordo com a Promotoria. A reportagem não conseguiu falar com o advogado da cooperativa e deixou recado em seu celular.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u713660.shtml


forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos