Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tesoureiro do PT adia depoimento à CPI das ONGs no Senado 22/03

Ir para baixo

Tesoureiro do PT adia depoimento à CPI das ONGs no Senado 22/03 Empty Tesoureiro do PT adia depoimento à CPI das ONGs no Senado 22/03

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 03:00

22/03/2010 - 15h44
Tesoureiro do PT adia depoimento à CPI das ONGs no Senado

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, pediu para adiar o seu depoimento à CPI das ONGs do Senado marcado para amanhã. Em ofício encaminhado à comissão, Vaccari disse que seu advogado está em viagem aos Estados Unidos --por isso pede para ser ouvido somente no início de abril.

Como Vaccari foi convocado, o tesoureiro seria obrigado a comparecer para prestar depoimento na data marcada pela comissão. Diante do pedido, porém, a CPI das ONGs decidiu adiar o depoimento do tesoureiro --já que o petista estaria desacompanhado de seu advogado. A expectativa é que Vaccari preste depoimento entre os dias 6 e 8 de abril.

Na semana passada, a oposição aproveitou um cochilo dos governistas para aprovar na CPI das ONGs o requerimento de convocação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para explicar o suposto esquema de desvio de recursos na Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo). Também foram convidados a depor o promotor José Carlos Blat, do Ministério Público de São Paulo, e o corretor Lúcio Funaro.

O depoimento de Blat, também marcado para amanhã, foi adiado a pedido do promotor. Ele disse que está disposto a falar, mas não agora, apenas depois do oferecimento formal da denúncia.

Reportagem da revista "Veja" mostra que em 2003, na época em que Vaccari era responsável pelas finanças da Bancoop, o petista administrava informalmente a cobrança de propina para fundos de pensão de empresas estatais, bancos e corretoras.

De acordo com depoimento de Funaro, presente em inquérito na PGR (Procuradoria Geral da República), os recursos seriam utilizados para abastecer o esquema do mensalão. Já Blat investiga o suposto esquema de desvio de verba da Bancoop que teria a participação do tesoureiro do PT.

De acordo com reportagem da revista, o promotor analisou mais de 8.000 páginas de documentos do processo que envolve o desvio de recursos e concluiu que a direção da Bancoop movimentou R$ 31 milhões em cheques para a própria cooperativa. Esse tipo de movimentação é uma forma de não revelar o destino do dinheiro.

Segundo a denúncia, dirigentes da cooperativa teriam criado empresas fantasmas que prestavam serviços superfaturados e faziam doações não contabilizadas ao PT. Para Blat, há indícios de caixa dois, uma vez que os recursos repassados ao partido não constam dos registrados da Justiça Eleitoral.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u710336.shtml



forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos