Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Líder do governo descarta afastamento de Vaccari da tesouraria do PT 15/03/2010

Ir para baixo

Líder do governo descarta afastamento de Vaccari da tesouraria do PT 15/03/2010  Empty Líder do governo descarta afastamento de Vaccari da tesouraria do PT 15/03/2010

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Jul 24 2010, 02:54

15/03/2010 - 16h56
Líder do governo descarta afastamento de Vaccari da tesouraria do PT

Publicidade


GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O líder do governo na Câmara, Candido Vacarezza (PT-SP), descartou nesta segunda-feira a possibilidade de o PT retirar do cargo o tesoureiro do partido, João Vaccari Neto. O deputado classificou de "sem pé nem cabeça" as insinuações de que Vaccari se afastaria do cargo para evitar danos ao partido em ano eleitoral --uma vez que o tesoureiro é acusado de cobrar propina a empresários interessados em se associar a fundos de empresas estatais.

"Isso é um acinte falar em se retirar o Vaccari da tesouraria do PT. Não tem pé nem cabeça. As informações de que ele está enfraquecido eu só vejo na imprensa, não no PT. Ele é tesoureiro do PT e continuará sendo", afirmou Vacarezza.

O líder negou recuo do partido na decisão de não entregar a Vaccari a tesouraria da campanha da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República. Segundo o petista, antes de surgirem denúncias contra Vaccari, o partido havia decidido desvincular a tesouraria da campanha daquela vinculada à legenda.

"Antes das denúncias estava definido que a tesouraria de campanha seria diferente da tesouraria do PT. Não é verdade dizer que ele não será mais o tesoureiro da Dilma", afirmou.
O líder disse que o PT não teme a possibilidade de instalação de uma CPI no Senado para investigar as denúncias que envolvem o petista e a Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo).

Vaccari é investigado pelo Ministério Público de São Paulo por supostamente desviar recursos da cooperativa para as campanhas eleitorais do PT, acusação que ele nega.

"CPI é um instrumento de minoria. Se eles tiverem número, vamos nos preparar para enfrentar. A oposição se concentra em denúncias com poucas propostas ao país", afirmou Vacarezza.

Segundo a revista "Veja", a denúncia de que Vaccari teria cobrado propina a empresários foi feita ao Ministério Público Federal pelo doleiro Lúcio Bolonha Funaro, que colabora com as investigações do esquema do mensalão em troca de redução de pena.

Em depoimento, Funaro contou que Vaccari atuava informalmente como representante do governo federal na intermediação de investimentos dos fundos de pensão em negócios privados.

A Bancoop também recebeu aporte de recursos dos fundos de pensão. Essa operação é alvo de outro inquérito, este conduzido pela Polícia Federal. Em nota, a cooperativa voltou ontem a negar irregularidades.

Segundo a "Veja", Funaro revelou que, para incluir os fundos em negócios privados, Vacccari cobraria propina de 12% para ser repassada ao PT. O dinheiro alimentaria campanhas e serviria para a compra de apoio político.

CPI

Em meio às denúncias contra o tesoureiro do PT, a oposição começa a falar em CPI para investigar Vaccari no Senado. Em ano eleitoral, porém, os oposicionistas reconhecem que a comissão de inquérito pode não sair do papel porque o Congresso ficará esvaziado a partir de junho --quanto têm início as campanhas para as eleições de outubro--, por isso pretendem usar outras estratégias para investigar o PT.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) disse que vai apresentar requerimento para convidar o promotor José Carlos Blat na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado, já que ele é responsável por pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal do tesoureiro do PT por suposto envolvimento no esquema de desvio.

"Devemos ouvir, no Senado Federal, o doutor José Carlos Blat. É fundamental que ele possa comparecer ao Senado para dar informações sobre o inquérito que preside já há três anos. Nesta semana, certamente, viabilizaremos o convite ao promotor Blat, que poderá dissertar aqui não apenas sobre esse episódio da Bancoop, mas também sobre o pedágio do PT em outro esquema de corrupção, que foi o mensalão", disse o tucano.

Na quarta-feira, o PSDB vai tentar ouvir na Comissão de Direitos Humanos os cooperados da Bancoop que teriam sido lesados no suposto esquema de corrupção. Os tucanos também estudam ingressar com nova representação na PGR (Procuradoria Geral da República) para instaurar os procedimentos judiciários necessários para o aprofundamento das investigações.

"Já que o senhor João Vaccari Neto não foi ainda denunciado quando da denúncia dos 40 mensaleiros ao Supremo Tribunal Federal, creio que cabe à oposição esse dever de representar de forma oficial, a fim de que a responsabilidade do Ministério Público seja destacada", afirmou Dias.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u707122.shtml







forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos