Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Candidato de Lula é o novo presidente nacional do PT

Ir para baixo

Candidato de Lula é o novo presidente nacional do PT Empty Candidato de Lula é o novo presidente nacional do PT

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sáb Abr 10 2010, 08:56

Candidato de Lula é o novo presidente nacional do PT

Apuração parcial indica vitória do ex-senador José Eduardo Dutra,
integrante da tendência Construindo um Novo Brasil

Vera Rosa, Agência Estado - 23/11/2009 21:30

BRASÍLIA - O ex-senador José Eduardo Dutra é o novo presidente nacional do PT. Integrante da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), a mesma corrente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dutra foi eleito no primeiro turno, com voto dos filiados, na disputa interna que no domingo renovou a direção do PT, em todo país. O antigo Campo Majoritário, grupo que caiu em desgraça com a crise do mensalão, em 2005, saiu fortalecido do embate petista.


Em boletim divulgado às 18h41 desta segunda-feira (23), com 40,95% dos votos apurados, Dutra já havia conquistado 54,7% das preferências. O porcentual correspondia a 110.358 votos. Embora a apuração ainda não tivesse terminado, a vitória de Dutra - que já presidiu a Petrobras e a BR Distribuidora - era dada como certa pela cúpula do PT. O deputado José Eduardo Martins Cardozo (SP) da chapa Mensagem ao Partido, ficou em segundo lugar.


A apuração parcial indica que Cardozo - aliado do ministro da Justiça, Tarso Genro, principal desafeto do deputado cassado José Dirceu - teria o mesmo patamar de votos da última eleição no PT, em 2007, quando conquistou 19% de apoio. Seu grupo deve continuar na secretaria-geral do partido, já que a CNB considera como cargos “estratégicos” as secretarias de Finanças e a de Comunicações.


Desde a semana passada dirigentes dizem que, na divisão do poder, a tesouraria ficará com João Vaccari Neto.Ex-presidente do Sindicato dos Bancários e amigo de Lula, Vaccari já arrecadou recursos para campanhas do presidente. Atualmente, dirige a Bancoop, cooperativa habitacional da categoria que está sob investigação do Ministério Público por suspeita de desvio de dinheiro para o PT.


“Isso tudo foi profundamente investigado, reinvestigado e reapurado. São coisas absolutamente administrativas”, amenizou o atual presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), que já comandou a Bancoop.

O cargo de tesoureiro, ocupado em 2005 por Delúbio Soares - pivô do escândalo do mensalão - é alvo de atenção por parte de correntes adversárias do antigo Campo Majoritário.


Apesar dos apelos de Lula pela unidade do PT para a construção de palanques unitários nos estados, em defesa da candidatura da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, à Presidência, a disputa petista reforçou a tese da chapa própria em Minas e no Rio. Na prática, a corrida pelo controle dos diretórios nesses dois estados - que figuram entre os três maiores colégios eleitorais do país - foi uma prévia do que será o embate de 2010 entre as correntes para a definição das candidaturas aos governos.

“Dois palanques para Dilma não é o processo ideal, mas não haverá enquadramento”, afirmou José Eduardo Dutra, que só assumirá o cargo em 10 de fevereiro, na festa de 30 anos do PT. Até lá, Berzoini continua no comando do partido.“Mas vou dividir todas as articulações políticas com Dutra, que, aliás, tem muito mais paciência do que eu”, disse Berzoini.


Para o secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi, a eleição petista demonstrou que o desejo de apresentar candidatura própria aos governos de Estados como o Rio “é muito mais forte” do que a cúpula imaginava. “Mas, como diz a ministra Dilma, não precisamos ser tão fundamentalistas: um ou outro caminho terá de ser construído sem traumas”, comentou Frateschi.

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/noticias/politica/candidato-de-lula-e-o-novo-presidente-nacional-do-pt-1.41658

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos