Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bancoop deu apoio a Lula, diz engenheiro a promotor 02 04 2008

Ir para baixo

Bancoop deu apoio a Lula, diz engenheiro a promotor 02 04 2008 Empty Bancoop deu apoio a Lula, diz engenheiro a promotor 02 04 2008

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sex Abr 09 2010, 07:51

Bancoop deu apoio a Lula, diz engenheiro a promotor

Segundo Carmo, cúpula convocou reunião para arrecadar doações em 2002

Clarissa Oliveira e Fausto Macedo

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080402/not_imp149737,0.php


O engenheiro civil Ricardo Luiz do Carmo afirmou ao Ministério Público de São Paulo que em 2002, na campanha eleitoral para a Presidência da República, a direção da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop) convocou um encontro com o objetivo de arrecadar doações para a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo Carmo, a reunião foi realizada por ordem do então presidente da entidade, Luiz Eduardo Malheiro - que faleceu dois anos depois no interior de Pernambuco em acidente de carro. "Ele (Malheiro) anunciou a todos os funcionários, empreiteiros e fornecedores da Bancoop o apoio a Lula e entregou material publicitário da campanha", declarou o engenheiro, em depoimento de 7 páginas, segunda-feira.

Alguns dias depois desse encontro, afirmou Carmo, ele foi chamado por Malheiro e por um diretor da tesouraria que o teriam comunicado sobre sua missão. "Eu deveria pedir aos empreiteiros contribuições financeiras para campanhas eleitorais do PT. Eu avisei que não pretendia me envolver nesses pedidos, que não iria realizar qualquer ato que pudesse comprometer minha reputação."

O engenheiro disse que se negou a abrir conta corrente em seu nome para receber as doações. Segundo ele, Malheiro e o outro dirigente afirmaram que, se Lula fosse eleito, a Bancoop e as construtoras "seriam beneficiadas com mais empreendimentos e obras". Para o promotor de Justiça José Carlos Blat, que conduz investigação sobre a Bancoop, o relato pode indicar caixa 2 na campanha do PT.

O deputado Ricardo Berzoini, presidente do PT e fundador da Bancoop, em nota distribuída semana passada, disse que o partido não tem conhecimento de "supostas doações". Afirmou que nunca houve relacionamento financeiro entre a Bancoop e o partido. Destacou que deixou o comando da cooperativa em dezembro de 2002 e que, até essa data, não havia sido detectada nenhuma irregularidade. Para Berzoini, o noticiário sobre a Bancoop tem motivações eleitorais. "Sou um alvo importante por ser presidente do PT."

"A Bancoop não tem essa atividade, jamais fez captação de recursos para partidos e para campanhas de quem quer que seja", reagiu o advogado criminalista Luiz Flávio Borges D?Urso, que defende a cooperativa. "Os recursos são contabilizados. Sua única finalidade é a construção de prédios." D?Urso anotou que a atual administração da Bancoop "tem feito exemplar trabalho de saneamento de suas finanças". Observou que auditoria recente atestou "absoluta transparência e lisura nos negócios da empresa".

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos