Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escândalo da Bancoop pode ser embrião do mensalão 26/03/2008

Ir para baixo

Escândalo da Bancoop pode ser embrião do mensalão  26/03/2008 Empty Escândalo da Bancoop pode ser embrião do mensalão 26/03/2008

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qui Abr 08 2010, 17:46

Escândalo da Bancoop pode ser embrião do mensalão....

Data: 26/03/2008

Escândalo da Bancoop pode ser embrião do mensalão

Investigações indicam desvio milionário para cofres do PT

Brasília (26 de março) - A denúncia de que recursos captados por uma cooperativa fundada pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) irrigou ilegalmente as campanhas do PT pode significar que o partido desenvolveu o know how necessário para o mensalão antes mesmo da chegada de Lula ao poder.

A avaliação é do deputado Bruno Araújo (PE), 1º vice-líder na Câmara, em referência à série de reportagens do Jornal da Band que mostrou investigações do Ministério Público.

Os promotores revelam como o Sindicato dos Bancários de São Paulo, por meio da cooperativa Bancoop, desviou dinheiro de mutuários para campanhas petistas - entre elas a de Lula à Presidência em 2002 e de Marta Suplicy à Prefeitura da capital paulista em 2006.

CAIXA-DOIS

À época do surgimento da Bancoop, Berzoini era presidente do Sindicato dos Bancários em São Paulo. Para Araújo, se confirmadas, as investigações são graves e constituirão mais do que uma rotina de escândalos deste governo.

"As denúncias podem configurar uma prova de que a temática do mensalão foi incorporada ao PT justamente para viabilizar a chegada de Lula à Presidência da República", avaliou.

De acordo com a reportagem, o sucesso da Bancoop levou os diretores a expandir os negócios. Considerado o braço direito de Berzoini na cooperativa, Luis Malheiros criou várias empresas para prestar serviços à entidade. No entanto, uma delas, a Mizu, só existe no papel.

Segundo o promotor de Justiça que investiga o caso, essa empresa tem como sede uma residência, sem qualquer atividade comercial, e, na sua avaliação, foi criada para fins criminosos. O Jornal da Band teve acesso à contabilidade de instituições que teriam feito doações ao Partido dos Trabalhadores sem registro na Justiça Eleitoral. Para o Ministério Público, isso é um indício da existência de caixa-dois dentro do PT.

Araújo ressaltou que as investigações do órgão podem resultar na maior crise da gestão petista. "É preciso ter uma percepção clara da verdade, pois ela pode revelar a forma como os petistas conseguiram chegar ao poder," apontou. Ainda em relação a Mizu, a reportagem informa que seus diretores são os mesmos da Bancoop. Coincidentemente, a empresa só recebia recursos da cooperativa ou da Germany, uma construtora cujos sócios também são diretores da entidade fundada por Berzoini.

ASSALTO AOS COFRES

O deputado Vanderlei Macris (SP) lembrou que escândalos dessa natureza têm sido freqüentes no governo Lula. "É lamentável ver o país se submeter a mais um ilícito de tamanha proporção. As investigações precisam ser aprofundadas e a Câmara deve colaborar com os trabalhos", enfatizou. Outro fato destacado nas apurações é que a empresa Mizu usava recursos próprios para fazer doações ao PT durante a campanha presidencial de 2002 sem registro na Justiça Eleitoral, como demonstram cheques em poder do Ministério Público.

Mais de três mil famílias - a maior parte formada por pessoas de baixa renda ou bancários - foram lesadas com a quebra da cooperativa. Cerca de R$ 100 milhões podem ter sido desviados pelos envolvidos. Para o promotor que investiga o sumiço do dinheiro dos mutuários da Bancoop, os documentos comprovam que os recursos da cooperativa foram parar nas contas do partido. "Não podemos aceitar mais um eventual assalto aos cofres públicos sem punição", concluiu Macris.

LEIA MAIS:

Duarte: nova denúncia contra PT é "extremamente séria"

http://www.psdb.org.br/noticias.asp?id=35528


Fonte: Agência Tucana

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos