Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

formação de quadrilha e estelionato.....

Ir para baixo

formação de quadrilha e estelionato..... Empty formação de quadrilha e estelionato.....

Mensagem  forum vitimas Bancoop Qua Abr 07 2010, 07:48

formação de quadrilha e estelionato.....

Justiça quebra sigilo bancário da Bancoop

Suspeita é de apropriação indébita, estelionato e formação de quadrilha; petistas estão entre associados

Fausto Macedo

A Justiça quebrou o sigilo bancário da Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo (Bancoop), alvo de inquérito policial que apura supostos crimes de estelionato, apropriação indébita e formação de quadrilha. A devassa atinge todos os dados cadastrais e bancários de contas correntes, contas de poupança, fundos de investimento e fundos de ações de titularidade da Bancoop. A ordem foi dada pelo Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo), setor da Justiça estadual que fiscaliza as investigações da polícia.

O pedido para acesso às informações bancárias da Bancoop foi feito pelo delegado Sérgio Ricardo Silva, que dirige o inquérito Bancoop, número 232/07. O requerimento, integralmente acolhido pela Justiça em julho, é também subscrito pelo promotor de Justiça José Carlos Blat. A Justiça mandou a Bancoop fornecer os números das contas correntes de todos os empreendimentos imobiliários, com a respectiva agência, apontando os responsáveis pela movimentação financeira. Na semana passada, começaram a chegar os extratos bancários da cooperativa, criada há 11 anos por iniciativa do Sindicato dos Bancários.

O deputado Ricardo Berzoini (PT) é fundador da entidade, que tem entre os cooperados o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Ministério Público suspeita que 3 mil cooperados tenham sido lesados - eles alegam não ter recebido a chave dos imóveis nem a escritura e denunciam pressões para desembolsar valores não previstos contratualmente para cobrir rombo financeiro da cooperativa.

A Bancoop não pode ter fins lucrativos, mas, segundo o promotor, seus membros são “sócios cotistas de empresas que prestam serviços como empreiteiras e fornecem matéria prima”. O promotor Blat destaca que os associados “agem com proveito econômico próprio, com efetiva finalidade lucrativa, transformando, assim, a cooperativa em verdadeira empresa comercial”. Segundo ele, “verifica-se que a cooperativa está voltada para o mercado imobiliário como uma empreiteira qualquer”.

“Transformaram a Bancoop em negócio lucrativo, utilizando os benefícios da lei para lesar, em tese, milhares de cooperados. Não há fiscalização na gestão dos empreendimentos e da movimentação bancária. Há notícia de captação de recursos junto ao mercado financeiro através de um contrato de cessão de direitos e obrigações de cooperados criando um Fundo de Direitos Creditórios”, afirma o promotor.

=======================================

Ministério Público investiga
desvio de grana para o PT

Matéria publicada pelos jornalistas Ricardo Galhardo e Soraya Aggege, publicada no jornal O Globo, de hoje, 11, diz que Ministério Público de São Paulo investiga o suposto desvio de dinheiro da Bancoop (cooperativa habitacional dos bancários) para campanhas eleitorais petistas. O sindicalista João Vaccari Neto, integrante do diretório nacional do PT, é um dos investigados por formação de quadrilha, apropriação indébita e estelionato contra 3.000 cooperados que até hoje não receberam seus imóveis. A investigação sobre desvios de recursos da cooperativa, entre outras irregularidades, foi revelada ontem pelo "Jornal do Brasil".Levantamento feito pelo GLOBO, junto ao Tribunal Superior Eleitoral mostrou que a Germany Construtora e Incorporadora Ltda., empresa que, segundo o MP, foi criada por sindicalistas para "sangrar" recursos da Bancoop, doou pelo menos R$ 65 mil para candidatos do PT. O MP ouviu testemunhas que dizem ter participado de esquemas de caixa dois para campanhas do PT. Um empreiteiro cujo nome é preservado contou que prestou serviços para a Bancoop de 1998 a 2006, quando fornecia notas frias para a direção do partido, com valores superfaturados.

================================

http://clipping.planejamento.gov.br/Noticias.asp?NOTCod=381023

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos