Forum Clientes Bancoop nao era Cooperativa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tesoureiro do PT será ouvido na CDH sobre caso Bancoop 17/03/2010

Ir para baixo

Tesoureiro do PT será ouvido na CDH sobre caso Bancoop 17/03/2010 Empty Tesoureiro do PT será ouvido na CDH sobre caso Bancoop 17/03/2010

Mensagem  forum vitimas Bancoop Sex Mar 26 2010, 15:56

COMISSÕES / Direitos Humanos
17/03/2010 - 17h59
Tesoureiro do PT será ouvido na CDH sobre caso Bancoop

Tesoureiro do PT será ouvido na CDH sobre caso Bancoop 17/03/2010 VerImagem

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vai acompanhar o caso da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), acusada pelo Ministério Público de São Paulo de lesar associados e praticar fraudes que mascararam desvio de recursos para empresas dos próprios dirigentes e também para campanhas eleitorais do Partido dos Trabalhadores (PT). Pelo requerimento aprovado nesta quarta-feira (17), do senador Papaléo Paes (PSDB-AP), serão ouvidos pela comissão os principais citados nas investigações, a começar pelo ex-presidente da Bancoop, João Vaccari Neto, atual tesoureiro do partido.

Participaram da reunião cerca de 30 dirigentes de associações de compradores de imóveis prejudicados pela Bancoop, acompanhados de advogados.Ao fim, eles tiveram ainda a confirmação de que a CDH vai realizar diligência em São Paulo, para avaliar in loco a situação dos cooperados.O requerimento para a diligência foi apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI) e assinado por outros senadores. A comissão ainda definirá os senadores que farão a visita, bem como a data da viagem.

Além de Vaccari, devem ser ouvidos ainda, em datas diferentes, o promotor José Carlos Blat, que conduziu as investigações pelo Ministério Público, e Lúcio Bolonha Funaro, corretor de câmbio que intermediou operações para dirigentes da Bancoop. A pedido do presidente da CDH, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), foi incluído ainda entre os convidados o advogado da Bancoop, Pedro Dallari.

A oposição marcou presença na reunião, garantindo número para abertura dos trabalhos e votação dos requerimentos. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que as denúncias são graves e seria o caso de se instalar uma CPI, não fosse a resistência do governo, como salientou, a qualquer investigação que alcance pessoas que são próximas, como seria Vaccari Neto.

- Qualquer pessoa séria, quando exposta a uma acusação, não precisa ser convocada: ela se apresenta. E CPI, aqui não adianta mais pedir. Estamos vendo a desmoralização desse instrumento e a preponderância da tática do silêncio - disse Arthur Virgílio.

A reunião começou com longo debate sobre o encaminhamento dos trabalhos. A oposição queria votar logo os dois requerimentos, mas cedeu ao apelo de Cristovam para que fossem votados à frente outros que já estavam em pauta. Cristovam também ponderou que havia encontrado pouco antes com a senadora Ideli Salvatti (PT-SC), dela ouvindo que o governo tem interesse de avaliar o caso Bancoop na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Ao fim, houve acordo para a realização de audiências conjuntas, caso a CMA também aprove requerimentos com a mesma finalidade.

José Agripino (DEM-RN) apoiou a idéia da visita a São Paulo, para uma avaliação de perto dos fatos. "Tem muita coisa nessa caixa preta e essa viagem será um bom início para entendermos os problemas de brasileiros que foram lesados de forma criminosa", afirmou. Mário Couto (PSDB-PA) manifestou dúvida sobre os resultados das investigações: "o governo não deixa; é uma ditadura".

Único integrante da base do governo na reunião, onde permaneceu até a votação do primeiro requerimento, Paulo Paim disse ter sido "alertado" de que os debates que ali se desenrolariam teriam objetivos eleitorais. Observou, no entanto, que comparecia com um único espírito: ouvir os que se sentem prejudicados pela Bancoop. Alvaro Dias (PSDB-PR) disse que é preciso acabar com a idéia de falta legitimidade às iniciativas de fiscalização em ano eleitoral.

- Ano de eleição não deve servir para a impunidade. Ao contrário, é para combater a corrupção e as falcatruas - disse.

Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu investigar se a Bancoop atuou ainda em outros estados, além de São Paulo. Para Jereissati, o país está diante de uma dos seus "mais graves escândalos", tendo em vista que os fatos foram praticados contra pessoas simples em busca do sonho maior do brasileiro, que é a compra da casa própria. Ele pediu a imediata intervenção na Bancoop.

http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=100193

forum vitimas Bancoop
Admin

Mensagens : 7072
Data de inscrição : 25/08/2008

https://bancoop.forumotion.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos